Prefeitura Municipal de Guarapuava
Projeto Samuzinho orienta alunos do Colégio Adventista em Guarapuava
IMG_0584

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, o projeto Samuzinho realizou, na tarde desta terça-feira (30), uma palestra para os alunos do Colégio Adventista, em Guarapuava. O enfermeiro do Samu e coordenador do projeto, Marcos Aurélio de Lima, explicou aos alunos como são feitos os atendimentos, quais ocorrências são atendidas pelo Samu e mostrou como devem ser feitas as solicitações de urgência e emergência pelo telefone 192. “São coisas simples, porém muito importantes que as crianças usam no dia a dia e repassam aos seus familiares”, comenta o coordenador.

O objetivo do Samuzinho é mostrar aos alunos o trabalho da corporação, visando um melhor atendimento a aqueles que realmente precisam. “É importante que todas as pessoas saibam como realizar um pedido de socorro. É necessário saber o endereço do local do acidente, qual o estado físico da vítima, suas funções vitais, se apresenta sangramento e se possível, como aconteceu o acidente”, explica Marcos Aurélio.

 A aluna Camile Maria Caldas, 9 anos, demonstrou que aprendeu muita coisa na palestra e já sabe o que deve ser feito em caso de algum acidente. “Eu aprendi que nós devemos chamar o Samu só em situações graves e que antes de ligar no 192, temos que ver o que aconteceu com a pessoa e fazer os primeiros socorros. Por exemplo, quando uma pessoa se corta você deve colocar um pano limpo em cima do corte e pressionar, se esse pano encher de sangue você coloca outro por cima e não retira até o socorro chegar”, conta a aluna.

O projeto é desenvolvido com alunos do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Guarapuava e é dividido em duas etapas. Em um primeiro momento, a  equipe do Samu visita as escolas e ministra a palestra para os alunos, dando orientações e mostrando vídeos educativos. Na segunda etapa, os alunos vão até a sede do Samu. Após a conclusão das duas etapas, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação realiza uma formatura para entregar aos alunos um certificado dos “Amigos do Samu”. “Estamos plantando as sementes e conscientizando as nossas crianças na certeza que, em breve, teremos adultos informados que irão nos ajudar”, finaliza Marcos Aurélio.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet