Prefeitura Municipal de Guarapuava
Projeto piloto do PAI II é lançado na Vila Carli
projeto pai

Com o intuito de proporcionar mais qualidade de vida à população idosa de Guarapuava, nesta quarta-feira (11), na Vila Carli, aconteceu o lançamento do projeto piloto PAI II (Programa de Assistência ao Idoso). O projeto tem apoio integrado das secretarias municipais de Saúde, de Assistência Social, de Esportes e de Educação e Cultura. Médicos, odontólogos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, agentes comunitários e educador físico prestigiaram o lançamento. “Cada vez mais, se faz necessário que a população idosa seja valorizada. Precisamos recuperar a confiança e a capacidade das pessoas que tem mais de 60 anos. Nosso principal objetivo é proporcionar mais saúde, além da humanização”, destaca o gestor do projeto, Walmur Siqueira.

De acordo com o cadastro da Secretaria de Saúde, atualmente Guarapuava têm 20 mil pessoas idosas. No Censo de 2010, do IBGE, os idosos correspondiam a 19,3% da população brasileira. Na Vila Carli, residem atualmente 1.332 idosos, que serão contemplados na primeira fase de execução do projeto que inicia a partir desta quinta-feira (12). Agentes comunitários de saúde vão visitar cada residência e aplicando um questionário para fins de recadastramento de todos os idosos do bairro. Com o cadastro atualizado, se inicia a fase de classificação do atual estado de saúde de cada idoso, direcionando os atendimentos específicos para cada classificação, sendo saudável, médio risco e alto risco. “Após isso, serão tomadas as devidas medidas para cada situação, aplicando desde a prevenção até a medicação correta e pontual, além de encaminhamento para atendimentos específicos”, esclarece.

A partir do dia 10 de dezembro após a finalização do projeto piloto na Vila Carli, o PAI II será expandido para toda a cidade. “Com toda esta mobilização em prol da saúde da terceira idade, o atendimento de saúde e segurança específica para os idosos guarapuavanos só tem a melhorar”, acrescenta Siqueira, explicando que o projeto ainda prevê a instalação de um do Centro de Atendimento ao Idoso. “O centro integrado será destinado aos idosos que não possuem atendimento domiciliar. Lá os participantes poderão executar diversas atividades educativas e de lazer, além de receber atendimento médico especializado”, finaliza. 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet