Prefeitura Municipal de Guarapuava
Projeto Orquídea realiza palestra sobre economia no Jardim das Américas
ORQUÍDEA (3)

As mulheres do Projeto Orquídea participaram de uma palestra sobre educação financeira, nesta segunda-feira (08), no Cras do bairro Jardim das Américas. O objetivo é ensinar as participantes a administrar o dinheiro e também agregar valor àquilo que elas produzem, tornando-se independentes financeiramente. “Vamos falar sobre planejamento de renda e como lidar com as despesas. É preciso que as mulheres entendam como funciona a economia dentro do lar na hora de escolher os produtos e gastar o dinheiro de uma forma consciente. Aqui também vamos trabalhar com mulheres que estão comercializando os artesanatos que aprendem no curso, o que as ajuda a conseguir autonomia”, disse a economista e coordenadora do projeto, Raquel Virmond Rauen Dalla Vecchia, que ainda abordou temas sobre os direitos do consumidor.

O Projeto Orquídea é uma iniciativa da Secretaria da Mulher de Guarapuava, em parceria com a Unicentro e com o Senai. Durante três meses do projeto, são ministradas palestras sobre Direitos da Mulher, Lei Maria da Penha, Cooperativismo e Associativismo, além de cursos de artesanato. “Quando a mulher vem para os encontros, ela acha que o que vai fazer é um simples artesanato, algo irrelevante, mas quando começa aprender coisas novas, a interagir e conhecer a história das outras mulheres, isso aumenta sua autoestima. É nisso que reside o significado do projeto: quando você dá um pouco de luz a uma orquídea, ela floresce e fica linda. Assim são nossas mulheres”, ressalta a coordenadora dos cursos, Cirlei Angelita Gadens, da Secretaria da Mulher.

Moradora do Bairro dos Estados, Evanir de Fátima, sofre de depressão e foi orientada a fazer parte das oficinas como forma de tratamento. “Está sendo muito bom, conversamos sobre assuntos familiares, fazemos novas amizades. Além de ser uma terapia, estou aprendendo. Já aprendi a fazer cachecol no tear e agora estou fazendo botinhas de crochê”, comenta.

Publicado em 08/05/2017.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet