Prefeitura Municipal de Guarapuava
Projeto Orquídea chega ao bairro Aldeia, em Guarapuava
projeto orquidea(34)

Para incentivar a participação e a inserção das mulheres na sociedade, além de proporcionar atividades que auxiliem na renda familiar, a Secretaria de Políticas para as Mulheres deu início ao Projeto Orquídea, nesta quarta-feira (22), no bairro Aldeia, em Guarapuava. “Nosso objetivo é oferecer oportunidade para que as mulheres produzam e vendam peças de artesanatos, além disso, auxiliá-las na administração do seu dinheiro, garantindo uma renda. É uma questão de empoderamento”, ressaltou o prefeito Cesar Filho.

Pelos próximos três meses, as moradoras do bairro Aldeia, vão participar de cursos de artesanato, com confecção de cachecóis, bolsas de garrafas pet, porta miçangas e chinelos bordados, além de receberem orientações sobre direitos das mulheres, cooperativismo, orçamento familiar e Lei Maria da Penha. De acordo com a vice-prefeita e secretária de Política para as Mulheres, Eva Schran, o Projeto Orquídea é um meio de a secretaria estar nos bairros atendendo e incentivando as mulheres a adquirirem autonomia econômica. “Muitas mulheres daqui já são comerciantes, agora vamos dar condições para que elas possam vender mais e saibam como administrar o dinheiro que ganham, adquirindo a independência financeira e ampliando suas vendas”, explica.

A manicure Jane da Cruz, 37 anos, mora há 10 anos no bairro, onde mantém um salão de beleza. Para ela, as oficinas oferecidas pelo Projeto Orquídea irão colaborar no complemento de renda. “Agora posso conciliar o atendimento no salão e ainda vender artesanatos para as minhas clientes. Faturando mais, tenho a oportunidade de ampliar o meu negócio”, comenta entusiasmada. Luana Beetz, 24 anos, confecciona e vende calçados sob encomenda há quatro anos. Para ela, a oficina de chinelo bordado aconteceu no momento certo, pois ampliar a renda significa investir no futuro da filha Lorena, de 3 anos. “O curso surge como uma chance para melhorar minha técnica e dar ainda mais credibilidade ao meu serviço, assim vendo mais e posso fazer uma poupança, pensando no futuro da família”, explica.

As reuniões Projeto Orquídea, no Aldeia, acontecem às quartas-feiras, das 14h às 16h30, na Igreja Luterana, na rua Syrthon Martins, 1090. Para participar não é preciso fazer inscrição prévia. O Projeto Orquídea, que conta com apoio do Sesi e da Unicentro, já atendeu mais de 350 mulheres do Distrito da Palmeirinha e dos bairros São Cristóvão, Xarquinho, Morro Alto, Primavera e São Luiz. A próxima localidade contemplada pelo Orquídea será o bairro Colibri, no mês de maio. Mais informações pelo telefone (42) 3622-1342.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet