Prefeitura Municipal de Guarapuava
Projeto Formando pela Natureza orienta auxiliares de limpeza da rede municipal de ensino em Guarapuava
IMG_0359

A Secretaria Municipal de Meio de Ambiente reuniu, na manhã desta quarta-feira (30), 25 auxiliares de limpeza que atuam nas escolas municipais de Guarapuava para repassar informações sobre os cuidados ambientais. “Nosso principal objetivo é fazer com que o conhecimento ambiental seja repassado a todos. Com esse projeto encontramos uma maneira de integrar os servidores municipais e valorizá-los. Devemos lembrar que o mais importante aqui é a educação ambiental, por isso esperamos que esse grupo repasse o conhecimento adiante e recorde sempre tudo o que foi discutido hoje, em suas casas e com suas famílias”, explica a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Maristela Procidonio Ferreira. 

Na parte da manhã, os servidores foram até a sede da Sanepar, onde é realizado o tratamento de água. Além de conhecerem como funciona o processo, eles visitaram o laboratório físico e químico, onde puderam observar como são realizadas as ações da coleta e verificação da água através das demonstrações. O agente técnico administrativo do órgão, José Marcondes, acompanhou o grupo durante a visita e ressaltou a importância do cuidado com a água. “O processo de tratamento da água não acontece do dia para a noite. É demorado porque exige uma série de cuidados, mas a água que chega nas torneiras das residências é tratada para ser consumida, ou seja, serve para beber, cozinhar e lavar os alimentos”, explica.

Irene Rita Hirt é funcionária da Escola Municipal Professora Carmem Teixeira Cordeiro. Atenta às explicações, a auxiliar ficou animada com a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente. “Achei muito importante nossa participação no projeto, pois é algo do nosso cotidiano. Pudemos ver que o tratamento da água que chega até nossa casa é muito mais difícil do que imaginamos, tem todo um cuidado. Além disso ainda vemos na prática a importância em economizar água”, ressaltou. Para acrescentar na educação ambiental oferecida pela Prefeitura de Guarapuava, os funcionários ainda participaram da discussão sobre a rede coletora de esgoto e visitaram o aterro sanitário, onde receberam informações sobre a reciclagem do lixo.

Como parte do projeto Formando pela Natureza, foi oferecido ao grupo almoço na sede da Secretaria de Meio Ambiente. Logo após tiveram um momento de relaxamento e lazer no Parque das Araucárias, seguido com um passeio ambiental. “Vamos finalizar o dia de estudos ambientais com uma visita a empresa GRT, onde os auxiliares de limpeza da Prefeitura vão conhecer como é feita a reutilização do óleo de cozinha. Em seguida faremos um bate papo para contextualizar tudo que foi aprendido durante o dia “, finaliza a bióloga Maristela.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet