Prefeitura Municipal de Guarapuava
Projeto desenvolvido em escolas municipais é finalista do prêmio Bom Exemplo
homem e lata (10)

O projeto Homem de Lata, realizado em 10 escolas municipais de Guarapuava pelo músico Ezaquias Ferreira de Freitas, o Zaque, é um dos seis finalistas da categoria Educação do Prêmio Bom Exemplo 2015. A iniciativa da RPC (Rede Paranaense de Comunicação) identifica e reconhece pessoas e instituições que desenvolvem ações originais no Paraná em prol do bem comum. Há dois anos, Zaque, que é músico profissional, ministra a oficina de percussão para 200 crianças da rede municipal de ensino no contraturno escolar.

Utilizando a construção de instrumentos musicais e bonecos a partir de objetos recicláveis, como galões de plástico e latas de metal, Zaque desenvolve o projeto Homem de Lata, com a parceria Secretaria de Educação de Guarapuava. O objetivo é garantir aos alunos uma atividade cultural, desenvolvendo o gosto pela música atrelando ao cuidado com o meio ambiente. “Sinto-me realizado em saber que a partir deste projeto os alunos conseguem ter uma visão diferente da música, da cidadania em pequenos atos, como reciclar e ajudar o próximo, criando diversas possibilidades na formação de um futuro e caráter melhores”, enfatiza Zaque, 28 anos.

Segundo a orientadora educacional da Escola Municipal Hildegard Burjan, Adalgiza Bonavigo Pollyak, quando as crianças estão envolvidas pela música no ambiente escolar, a disciplina e a concentração aumentam. “As crianças aprendem a ouvir, sua capacidade psicomotora se expande, assim elas relacionam a escola com atividades prazerosas, além de que muitos alunos despertam a vontade de tocar instrumentos musicais”, opina. A aluna Fernanda Barbosa de Sousa, 4° ano, diz que adora música e que, através do projeto, aprendeu como é possível fazer música com qualquer objeto. “É aqui que aprendemos os primeiros passos da música”, aponta.

Para votar no projeto Bom Exemplo de Ezaquias, basta acessar o link http://redeglobo.globo.com/rpc/votacaomultimidia/2015/09/premio-bom-exemplo.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet