Projeto de Readequação de Estradas Rurais e Porteira Adentro beneficiam produtores em Guarapuava

15/08/2018

Todos os dias às 6h da manhã, Evani Ferreira Soares levanta, toma café e vai para a estrebaria. Lá, as seis vacas leiteiras da propriedade são alimentadas e enfileiradas para a ordenha. “Tratamos elas muito bem, cuidamos da higienização do local, tanto dentro como fora, pois nossa renda extra depende delas. Produzimos e comercializamos por mês 800 litros de leite”, conta a produtora rural do Assentamento Europa, no Distrito do Guará.

Para que Evani e outros produtores rurais transportem seus produtos com segurança e qualidade, a Prefeitura de Guarapuava implantou dois projetos que melhoram as estradas e a infraestrutura das pequenas propriedades rurais. “Fomos muito beneficiados com o cascalhamento das estradas em torno da propriedade. Agora estão em boas condições e isso facilita o transporte”, ressalta a produtora.

Os projetos Porteira Adentro e de Readequação das Estradas Rurais fazem parte do programa Vida Rural, uma iniciativa da Secretaria de Agricultura, executada pela Secretaria de Obras. “Desde 2014, mais de 400 produtores rurais de Guarapuava já foram beneficiados com o Porteira Adentro. Os serviços são prestados dentro das pequenas propriedades e têm o objetivo de melhorar a infraestrutura dos locais, com a limpeza de atoleiros, desobstrução e implantação de bueiros, cascalhamento, além de construção de bebedouros para animais, entre outros serviços”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras, Itacir Vezzaro.

Também no interior, a Secretaria de Obras executa continuamente a manutenção e readequação das estradas rurais. Só em 2018, mais de 1000 km foram contemplados. Para que as manutenções sejam feitas regularmente, a administração municipal investiu este ano mais de R$ 2,3 milhões em máquinas, entre elas duas motoniveladoras e retroescavadeiras, dois rolos compressores e uma escavadeira hidráulica.

“Com os novos equipamentos, ampliamos esse trabalho de manutenção, pois as máquinas promovem um trabalho mais ágil e eficiente. As melhorias nas estradas também dão mais condições para o agricultor escoar sua produção. Os alunos que usam o transporte escolar também são beneficiados. Tudo isso melhora o dia a dia de quem mora no campo”, acrescentou Itacir Vezzaro.

Postado em: 15/08/2018