Prefeitura Municipal de Guarapuava
Projeto da Escola Municipal Hipólyta Nunes de Oliveira incentiva o gosto pela poesia
projeto sobre poesia (1)

Incentivando a aproximação mais direta com a poesia e, ao mesmo tempo, proporcionando experiências educativas de qualidade, a Escola Municipal Hipólyta Nunes de Oliveira realizou o projeto O Mundo Encantado da Poesia, envolvendo os alunos do 3º ano A. Durante seis meses o projeto nasceu, se desenvolveu e brilhou no fechamento do ciclo, que ocorreu nesta sexta-feira (25). “A poesia faz parte do dia a dia da escola. Durante todo o período em que o projeto acontecia, observamos a dedicação da professora e dos alunos, seja recitando para as pessoas nos estabelecimentos e na rua, quanto para realizar uma exposição na própria escola para a comunidade. Atividades como esta nos enchem de orgulho, além de nos motivar cada vez mais a executar projetos como este”, ressalta a diretora da escola, Luciana Aparecida Scariotte Amaral.

Grandes nomes da poesia brasileira, como César Obeid, Cecília Meireles, Sylvia Orthof, Vinicius de Moraes, entre outros, incentivaram os estudantes durante o projeto. No encerramento, os visitantes foram recepcionados calorosamente pelos alunos logo no portão, seguindo até o fim do labirinto de magias, onde era possível literalmente se encantar com o mundo da poesia. A cada passo uma nova descoberta. Todas as poesias sabiamente usadas durante todo o projeto foram lançadas delicadamente nas paredes do percurso, fazendo com que cada palavra tivesse um efeito único em cada pessoa. No final, para alegrar ainda mais o dia, um belo sorriso acompanhado de um presente: um livro de poesias diárias. Tudo pensado para que a magia da poesia pudesse se estender por mais sete dias.

Estudar a poesia foi um dos desafios superados pela equipe e, no final, rendeu muitos elogios. “Relacionamos o conteúdo pedagógico anual com o projeto e fomos felizes no resultado. Trabalhar com poesias que envolvem datas comemorativas, como dia dos pais e das mães, profissões, brincadeiras e atividades do dia a dia, são importantes para instigar a criança a vivenciar o lado real com o conteúdo educacional, principalmente na elaboração de rimas, musicalização e interpretação de texto”, explica a professora do 3º ano e também coordenadora do projeto, Marlene Lopes Giacomini.

Vanusa Edvach, 39 anos, percebeu que as atividades desenvolvidas no ambiente escolar e, principalmente que envolviam a poesia, acrescentaram muito no aprendizado de sua filha. “Eu acho maravilhoso os resultados que minha filha vem apresentando este ano a partir do projeto de poesia. Sempre que eu posso, gosto de estar na escola para acompanhar os trabalhos que a Thais desenvolve com os colegas. Sinto muito orgulho dela, principalmente quandoas pessoas elogiam o que ela faz”, diz a dona de casa, lembrando que a rotina da menina agora é aproveitar o maior tempo possível para se dedicar a poesia. “Antes ela brincava e desenhava. Depois que entrou para o mundo da poesia, todo tempo que sobra ela usa para produzir poesias e ler. Ela se tornou uma aluna muito mais dedicada”, conta orgulhosa. Thais, 10 anos, resume seu hobby em três palavras: “Eu amo poesia”.

Eu fui no quartel
E vi o coronel
Mas o que mais gostei
Foi do caminhão e do canhão
Passeio emocionante e contagiante
Autor: aluno Angelo Gabriel de Oliveira 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet