Prefeitura Municipal de Guarapuava
Projeto Ativa Dança realiza ação contra a dengue na Escola Municipal Francisco Contini
Contini_01

Nesta terça (15), os alunos do projeto cultural Ativa Dança realizaram uma ação dentro da Escola Municipal Francisco Contini, com uma caminhada durante o intervalo, reunindo os alunos do 4° e 5° ano. Faixas e materiais informativos sobre a dengue e o incentivo ao combate do mosquito aedes aegypti foram distribuídos. Os alunos ainda entraram nas salas de aula, acompanhados pelos professores, para falar sobre as consequências de deixar a água parada, jogar lixo na rua e a consciência para ajudar no combate. “Com essa ação queremos que as nossas crianças digam aos pais, irmãos, vizinhos e amigos, o quanto é importante auxiliar nessa luta, além de trabalhar com a consciência da importância de que não devemos fazer nossa parte somente dentro da escola, já que a iniciativa começa com cada um, cuidando de seu quintal”, explica a diretora, Rosane Passaglia.

A aluna Geovana Araújo, 8 anos, contou que a atividade motivou seus colegas a falar com os pais e amigos. “Eu e meus pais cuidamos do nosso quintal, mas se nossos vizinhos não cuidarem, não resolve nada. A gente tem que cuidar todo dia, não jogar lixo no chão, porque se não, nós não ajudamos a cidade e o mosquito entra na nossa casa”.

Ainda de acordo com a diretora, a Escola Francisco Contini desenvolve uma atividade, onde cada turma tem o “ajudante do dia”, onde escolhem um aluno para representar a turma e recolher o lixo que estiver jogado no chão. Com coletes e sacolas de lixo, os ajudantes chegam a recolher cinco sacos plásticos por dia. “Quanto mais eles souberem sobre o mosquito e como combatê-lo, mais atividades vão realizar contra esse problema, que não é somente em Guarapuava, mas no Brasil inteiro. Nós estamos mostrando esses materiais para que todos se conscientizem, mostrando que um simples gesto que não seja realizado, pode acabar trazendo muitas conseqüências”, finalizou Rosane Passaglia.

A escola Francisco Contini pretende continuar fazendo ações com os alunos e pais, reforçando a ideia de que todos são responsáveis nessa luta diária ao combate do mosquito aedes aegypti.  

Sobre o Projeto Cultural Ativa Dança

O projeto Cultural Ativa Dança é realizado em oito escolas municipais, levando a oportunidade para as crianças que estão matriculadas no contra turno, participarem das aulas de dança gaúcha e sertaneja. As aulas são oferecidas, prioritariamente, para alunos do segundo ao quarto ano das escolas municipais. Atualmente, mais de 700 crianças do projeto. As aulas são realizadas em dois horários, para que as crianças que estudam de manhã participem à tarde e, aquelas que estudam durante à tarde, possam participar no período da manhã.

Para a avó de uma das alunas, Luiza França, o projeto cultural foi uma das melhores atividades para incentivar a neta. “Ela começou este ano e ama ir às aulas e posso falar por ela, porque sei que esse era o sonho dela, desde que começou, não perde uma aula e fica brava quando se atrasa. Às vezes estamos em algum almoço de família e ela puxa todos para dançar. Vemos nos olhos dela o quanto ela  está adorando, sem contar que a prática da dança está ajudando muito no seu desenvolvimento e crescimento. Faço questão de trazê-la, pois sei que essa atividade só lhe trará benefícios. Ela diz que uma das melhores coisas que ela gosta além de dançar, é estar fazendo aulas junto com as amigas”.

O professor e coordenador do projeto, Cleitom Marques, lembra ainda como a dança pode ajudar as crianças. “Aqui no Contini, estamos há mais de um ano trabalhando com esse projeto e vemos que muitos alunos desenvolveram uma facilidade para dança. Aqueles que tinham alguma dificuldade física e motora, hoje estão muito melhores que imaginavam. Os pais nos agradecem porque sabem que a dança foi um fator muito importante para que seu filho tivesse um desenvolvimento melhor”.

De acordo com a diretora Rosane Passaglia, o projeto só traz benefícios para os alunos. “Procuramos envolver todos na dança, para desenvolver e aprender melhor. Os benefícios que a dança trouxe para nossos alunos foram muitos, o projeto é tudo de bom, só tenho coisas boas para falar, seja do projeto, dos nossos alunos ou do nosso professor. Tínhamos alguns alunos que eram multifuncionais e agora conseguem ficar centrados na escola, conviver em sociedade, além de aprenderem a lidar com a ansiedade”.

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet