Prefeitura Municipal de Guarapuava
Programas da Secretaria de Assistência Social amparam e auxiliam as famílias
IMG_3369

Esta semana você vai acompanhar matérias especiais sobre projetos e ações desenvolvidos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Guarapuava, responsável principalmente pela execução e controle da Política Municipal de Assistência Social. A secretaria tem um sistema único de funcionamento, o qual possibilita oferecer atividades de convívio e trabalho sócio-educativo, visando o fortalecimento da cidadania, o desenvolvimento de sociabilidades e a prevenção a situações de risco.

Cada uma das situações de fragilidade enfrentadas pelos cidadãos deve receber uma atenção diferenciada, como parte do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). “É direito de qualquer cidadão receber o atendimento às necessidades básicas. O objetivo da assistência social é dar proteção, garantia de vida, reduzir danos e prevenir incidência de riscos a um grupo especial. As famílias, as crianças, jovens, adultos e idosos são inseridos em diversos programas que a secretaria organiza e disponibiliza em toda a cidade”, resume a secretária de Assistência Social, Eliane De Carli.

Os Cras (Centros de Referência de Assistência Social), localizados no Boqueirão, Industrial, Jardim das Américas e Morro Alto, desenvolvem o Paif (Proteção e Atendimento Integral à Família). Nos casos em que a pessoa está em situação de vulnerabilidade social, com dificuldade e conflitos familiares, a porta de entrada para esse tipo de atendimento é uma das unidades dos Cras, além do Cras volante, que percorre os distritos. Já os Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) ofertam serviços especializados e continuados às famílias e aos indivíduos. Nos casos que há rompimento de vínculo, como abandono, moradores de rua, vítimas de abuso sexual e violência doméstica, as pessoas são direcionadas a unidade unificada com sede no Centro da cidade.

A secretaria reúne mensalmente representantes dos conselhos de políticas públicas ou conselhos gestores de políticas setoriais, que são responsáveis pela formulação, supervisão e a avaliação das políticas públicas, em âmbito federal, estadual e municipal. Além de desenvolver programas, a secretaria auxilia entidades cadastradas no Fundo Municipal de Assistência Social, o que possibilita repasse financeiro mensal para custear atividades desenvolvidas em cada instituição. Alguns dos critérios exigidos para receber o auxilio são documentos e análises feitas por conselhos municipais. Atualmente 13 entidades estão inscritas: Instituto Educacional Dom Bosco; Centro Educacional João Paulo II; Albergue Noturno Frederico Ozanan; Caritas Socialis; Associação Canaã de Proteção aos Menores; Associação Betel; Associação Beneficente das Senhoras de Entre Rios; Centro de Nutrição Renascer; Apadevi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais); Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais); SOS (Serviço de Obras Sociais); Aepapa (Associação de Estudos, Pesquisas e Auxílio aos Portadores de Alzheimer).

Na atual gestão municipal, a secretaria ganhou um importante aliado no enfrentamento à dependência química, com o combate e a prevenção. Pioneiro na região, o Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas efetivou ações unindo as diversas entidades locais, tornando-se referência estadual e exemplo para vários municípios. Na Defesa Civil, a Secretaria de Assistência Social exerce importante  papel para prevenir ou minimizar as consequências de eventos desastrosos, socorrendo a população atingida, restabelecendo o bem-estar. “Todos os trabalhos realizados pela Prefeitura de Guarapuava são organizados e realizados para que as famílias possam se sentir amparados e em segurança. O trabalho da Assistência social é fundamental neste sentido e vem sendo desenvolvido com muita eficiência pelas equipes da secretaria”, acrescenta o prefeito Cesar Silvestri Filho.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet