Prefeitura Municipal de Guarapuava
Programas da Secretaria de Agricultura garantem aumento da renda do homem do campo
feira do produtor vila bela (14)

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a diferença entre a renda mensal do trabalhador urbano e o rural diminuiu nos últimos 12 anos no Paraná. Em 2001, o valor chegava a ser 100% mais alto para o meio urbano. Já, em 2013, o índice caiu para 62%. Em Guarapuava, o aumento de renda é uma realidade e os agricultores familiares destacam que os programas da Secretaria Municipal de Agricultura são fundamentais para isso.

Lançado nos primeiros meses da atual administração, o Programa Vida Rural age em diversas frentes de trabalho, auxiliando na assistência técnica e na diversificação da produção. Na Feira do Produtor, Otilia Valoski comercializa legumes e verduras sem intermediários, ampliando o lucro. “Antes não tínhamos espaço para vender nossos produtos, agora temos essa garantia. É uma oportunidade de aumentar nossa renda consideravelmente”, conta a moradora do Morro Grande, no Distrito do Guairacá.

Outra ação que ajudou o produtor a otimizar seu tempo de trabalho dentro da propriedade foi a aquisição de equipamentos para produção de feno. “O produto, às vezes, era perdido e comprometia a alimentação do gado leiteiro, agora pode ser colhido e estocado”, afirma Maria Eli da Silva, 48 anos. “Nós perdíamos semanas nesse trabalho de colher o feno e cansava muito. Agora tudo mudou, enfardamos mais de 100 bolas de feno em um dia. Estamos vivendo um momento muito bom, pois a prefeitura está sempre presente no campo com projetos e investimentos”, avalia.

O prefeito Cesar Silvestri Filho aponta que o principal objetivo é garantir qualidade de vida ao homem do campo, ampliando a renda familiar e evitando o êxodo rural. “Os projetos visam garantir que os agricultores familiares tenham boas condições para continuar no meio rural, fornecendo bons produtos para a cidade”, explica. O secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, aponta outras ações desenvolvidas pelo programa Vida Rural. “A construção e entrega de casas rurais, regularização fundiária, distribuição de calcário e o repasse de produtos para a merenda escolar municipal e estadual”, enumera.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet