Prefeitura Municipal de Guarapuava
Programas da Prefeitura de Guarapuava para preservação do meio ambiente são conteúdo de documentário
pse documentário uniguaçu (2)

A Faculdade Uniguaçu, de União da Vitória, está realizando um documentário sobre sustentabilidade. Programas da Prefeitura de Guarapuava chamaram a atenção do Departamento de Comunicação da instituição e, na última semana, os responsáveis pelo audiovisual estiveram no município para conhecer estas ações. Uma delas foi a 1ª Mostra do PSE (Programa Saúde na Escola), realizada pelas secretarias de Educação e Cultura e de Saúde, que apresentou trabalhos criados por alunos de escolas e Cmeis do município a partir do tema “Criatividade na preservação do Meio Ambiente”.

A equipe da Uniguaçu entrevistou alunos e professores que transformaram o que antes era considerado lixo, em materiais lúdicos como brinquedos, instrumentos musicais e móveis. O prefeito Cesar Silvestri Filho destaca que o trabalho integrado desenvolvido pelas secretarias municipais é fundamental para trazer um novo olhar sobre a consciência sustentável. “Desde 2013 estamos promovendo uma sociedade mais equilibrada com o meio ambiente através da educação e de ações como a Feira Solidária, que troca materiais recicláveis por alimentos, ampliação da coleta seletiva e melhorando as condições de trabalho dos operadores ecológicos com a distribuição de 100 novos carrinhos para a coleta. É assim que vamos mudar nossa cultura em relação à sustentabilidade e ao consumo”, aponta.

Segundo o diretor de comunicação e marketing da Uniguaçu, Cleber dos Santos, o PSE chamou a atenção pois trabalha a educação sustentável atrelada a materiais pedagógicos. “O interessante é ver que posteriormente esses materiais podem ser usados nas salas de aula e também fora delas. O reaproveitamento de filtros de café usados que viraram objetos de decoração e as aulas de robótica com lixo eletrônico são ótimos exemplos”, relata. A utilização dos filtros de café foi conteúdo das aulas de artes da Escola Municipal Professora Julieta Anciutti e o aproveitamento do lixo eletrônico é um projeto da Escola Municipal Professora Elcídia de Santa Maria Pereira.

O documentário vai mostrar também a Feira Solidária, desenvolvida pela as secretarias de Agricultura, de Assistência Social e de Meio Ambiente, que promove a troca de alimentos por materiais recicláveis. O projeto evita que, todos os meses, cerca de 800 toneladas de resíduos sejam jogados no meio ambiente. Intitulado “A arte do lixo”, o documentário será exibido em setembro durante a Semana da Cultura da Faculdade Uniguaçu e posteriormente terá exibição em Guarapuava, na Faculdade Campo Real.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet