Notícias

Programação do Outubro Rosa começa com blitz educativa e palestra

06/10/2015

As ações do Outubro Rosa já começaram em Guarapuava. O nome remete à cor do laço que simboliza o estímulo à prevenção e orienta sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Nesta terça-feira (06), aconteceu uma blitz educativa na rua Senador Pinheiro Machado, em frente à Catedral Nossa Senhora do Belém. Enfocando o tema Sua saúde está em suas mãos, as atividades são coordenadas pela Secretaria de Saúde, Acopecc (Associação do Centro-Oeste do Paraná de Estudos e Combate ao Câncer), Unicentro e Faculdade Guairacá.

Os motoristas que passaram pela blitz educativa receberam material informativo sobre o câncer de mama, principais sintomas, fatores de risco, métodos de prevenção e diagnóstico precoce. Também foi entregue um convite da campanha Outubro Rosa, incentivando as mulheres a fazerem a coleta do preventivo e exame de mamografia no dia 24, nas UBS (Unidades Básicas de Saúde). Já no período da tarde, na Faculdade Guairacá, foi ministrada palestra sobre “Prevenção e orientação do câncer para mulheres”, com a doutora em Enfermagem Maria Isabel Raimondo Ferraz, especialista em oncologia. “Essa campanha é importante para reforçar o trabalho realizado pela secretaria durante todo o ano e também a parceria com instituições de ensino e associações, como a Acopecc, que realizam ações de conscientização da saúde das mulheres”, destaca a secretária de Saúde, Renata Araújo.

“A cada ano, cresce o número de novos casos, principalmente em mulheres mais jovens. O tema [Sua Saúde em Suas Mãos] vem para lembrar as mulheres do autocuidado. Toda prevenção é necessária, pois só assim podemos identificar novos casos e levar um tratamento de qualidade a todas”, ressalta a diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Kelli Cristina Tramontina Edling.

 

Programação

Dias: 19 a 23/10 (segunda a sexta-feira)

Atividade: Orientações e panfletagem, em parceria com a Pérola do Oeste e os alunos do Colégio Ana Vanda Bassara

Local: Terminal da Fonte

Hora: 8 às 17h

 

Dia: 23/10 (sexta-feira)

Atividade: Caminhada Outubro Rosa

Local: saída da Praça Cleve

Hora: 9h

 

Dia: 24/10 (sábado)

Atividade: Dia D Outubro Rosa, com coleta de exame preventivo de câncer de colo uterino e solicitação de mamografias

Local: Todas as UBS

Hora: 8 às 17h