Prefeitura Municipal de Guarapuava
Programa Melhor em Casa intensifica atendimentos e orienta a população sobre acidentes com queimaduras
Logo_Gestao_Cesar

O Dia Nacional da Luta contra Queimaduras (6 de junho), em Guarapuava, será lembrado até o final do mês. O programa Melhor em Casa, da Secretaria de Saúde, intensificou os atendimentos em domicílios, além de orientar a população quanto à prevenção e aos cuidados relacionados a queimaduras.

De acordo com o enfermeiro do programa Melhor em Casa, Evandro de Borba, mensalmente cerca de 100 novos casos de acidentes com queimaduras são atendidos em Guarapuava. “Atendemos diversos casos, pois algumas lesões podem prejudicar não só a pele, mas também o tecido de revestimento do corpo, músculos, tendão e os ossos nos casos mais graves. Em Guarapuava, as queimaduras são tratadas de uma forma especial, onde a pessoa ferida conta com um atendimento domiciliar especializado, realizado pela equipe do Melhor em Casa”, explica.

A queimadura é toda lesão causada por substâncias superaquecidas (fogo, água quente); substâncias químicas (álcool, gasolina e ácidos); corrente elétrica (choques causados por fios e tomadas descobertas) ou substâncias radioativas (radiações infravermelhas e ultravioletas). Segundo o Ministério da Saúde, na região Sul do Brasil ocorrem mais casos de queimaduras, chegando a registrar mil casos por ano somente no Paraná. Os primeiros socorros requerem atenção. “Não tocar a área afetada, não furar as bolhas, não usar manteiga, creme dental ou qualquer outro produto doméstico, isso evita irritar a região queimada. Em qualquer caso de queimadura, o importante é apenas enxaguar com água em abundância e cobrir com um pano limpo. Após isto, encaminhar a pessoa até uma unidade de saúde para um atendimento especializado é a melhor maneira de conseguir a cura”, finaliza Evandro de Borba.

 

Tipos de Queimaduras 

Sintomas

Tempo de Recuperação

1º Grau

Dor e vermelhidão local

3 a 5 dias

2º Grau

Dor, vermelhidão local e bolhas

2 a 3 semanas

3º Grau

Secas, indolores e deformantes

Não curam sem apoio cirúrgico



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet