Prefeitura Municipal de Guarapuava
Programa Mamãe Guará garante assistência a gestantes e bebês
Silvana

A dona de casa Silvana da Silva, 35 anos, hoje tem muito para comemorar. Afinal, a filha Yasmin Vitória completou um ano recentemente. Mas, durante a gestação, a falta de líquido amniótico, responsável por auxiliar no desenvolvimento do bebê, fez Silvana ser submetida ao parto antes do previsto. Yasmin nasceu prematura e ainda com sopro cardíaco e insuficiência renal. A atuação da equipe do Programa Mamãe Guará, que vinha acompanhando o caso, foi fundamental neste momento, oferecendo toda a assistência e agilizando as consultas com neurologista e nefrologista, além da medicação necessária. “O nome Vitória não é por acaso. Com o apoio do Mamãe Guará, nós vencemos e hoje minha filha está muito bem, apesar de consultas de rotina que servem como monitoramento e prevenção. A maioria dos remédios já foi suspensa”, comemora Silvana.

Este foi apenas um dos casos acompanhados pelo Mamãe Guará, uma iniciativa implantada pela atual gestão municipal em 2013 para o enfrentamento ao alto índice de mortalidade em Guarapuava, antes um dos maiores do Paraná. Em apenas um ano com ações, acompanhamento e cuidados prioritários com a saúde da mãe e do bebê, a Secretaria de Saúde registrou redução de 31,65% na taxa de mortalidade infantil, que chegava a 19,9 para cada 1000 mil nascidos no município em 2008.

O programa já foi contemplado com o Prêmio Gestor Público – Destaque em Saúde, que valoriza e reconhece os gestores municipais que desenvolvem boas práticas em projetos de administração pública. “Estamos fazendo uma gestão para as pessoas, promovendo o bem estar do ser humano e garantindo a qualidade de vida dos guarapuavanos. Este prêmio é o reconhecimento de uma administração que oferece um olhar especial à nossa gente”, destaca o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Todas as gestantes de Guarapuava, atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), chegam ao programa encaminhadas pelas UBS (Unidades Básicas de Saúde). Elas têm acompanhamento domiciliar, assistência hospitalar, ambulatorial e mais agilidade na marcação de exames e consultas. O Mamãe Guará atendeu mais de quatro mil casos, entre gravidez habitual (quando não há risco), de risco intermediário e de alto risco. De acordo com a enfermeira responsável pelo programa, Andresa Sansano, o programa trabalha com ações coordenadas. “O Mamãe Guará disponibiliza um cuidado especial. Toda a agenda de exames, pré-natal, consultas e outras atividades é proposta pelos profissionais visando o bem-estar da criança e da mãe. Todas recebem kits com roupinhas para os bebês e vale transporte, além de disponibilizarmos um carro para emergências”, explica Andresa.

A costureira Marinei Lemes, 27 anos, viveu duas gestações complicadas. Como sofre de hipertensão crônica, teve dificuldades na primeira e, por pouco, não perdeu o filho. Há dois anos, quando morava em outro Estado, o problema levou a um aborto espontâneo. Agora, com o Mamãe Guará, Marinei está sendo monitorada em cada etapa da nova gestação, que completou três meses. “Sofro de pressão alta que precisa ser controlada. Penso que minha última gestação poderia ter sido diferente caso existisse um programa como o Mamãe Guará. Agora me sinto bem, porque estou recebendo a assistência ideal e necessária”, finaliza Marinei.

Clique aqui para ver mais depoimentos do Programa Mamãe Guará



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet