Prefeitura Municipal de Guarapuava
Programa de inseminação artificial bovina auxilia pequenos produtores em Guarapuava
DSC04235

A Secretaria de Agricultura de Guarapuava, em dois anos de programa Vida Rural, já beneficiou inúmeras propriedades rurais. Uma das ações que fomentam a agricultura familiar é a inseminação artificial bovina, como parte do projeto de Produção de Leite. Com o objetivo de melhorar a qualidade genética do rebanho e aumentar a produtividade, atualmente 18 botijões de sêmen estão distribuídos nas associações dos quatros distritos do município, beneficiando assentamentos e comunidades rurais.

De acordo com o médico veterinário Mário Augusto de Liz Andrade, a Secretaria de Agricultura capacita os produtores que virão trabalhar no processo de inseminação na comunidade. “O botijão de nitrogênio fica na comunidade sob a administração das associações e não há custo para as famílias. Os técnicos da secretaria acompanham os resultados no dia a dia”, destaca. “Com a inseminação artificial, o criador tem a certeza de que os novos bezerros serão melhores geneticamente e vão produzir mais leite, aumentando o faturamento da família. Além disso, haverá o melhor controle de doenças transmissíveis, como a brucelose”, especifica o veterinário.

Há 15 anos no Assentamento Bananas, Suely Caetano Gomes, 50 anos, conta que começou com duas cabeças de gado e hoje são 29. “As vacas que temos hoje são resultado de inseminação artificial do programa. A produção de 130 litros de leite por dia não seria possível se a Secretaria de Agricultura não desse esse auxílio”, diz a produtora. Na propriedade, é o filho dela quem faz o processo de inseminação artificial, após fazer um curso promovido pela secretaria.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet