Prefeitura Municipal de Guarapuava
Programa Cozinha Brasil inicia curso em Guarapuava
cozinha brasil (62)

Promovido pelo Sesi, com a parceria das secretarias de Políticas para as Mulheres e de Educação e Cultura e, pelo Sindusmadeira, começou o curso do programa Cozinha Brasil nesta terça-feira (04). A carreta, onde acontecem as aulas fica até quinta-feira na Paróquia São Luiz, no bairro Morro Alto. Serão 10 horas de curso para três turmas. Durante três dias, 160 participantes, entre merendeiras das escolas municipais, trabalhadoras do setor madeireiro e da comunidade em geral, irão aprender a fazer receitas saudáveis, nutritivas e econômicas.

A Secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, salienta que o intuito de ter uma turma apenas com merendeiras é importante para ajudá-las a mudar a visão em relação ao aproveitamento integral dos alimentos. “Esta oportunidade é única para Guarapuava. O curso é rico em informações, trazendo a consciência de aproveitar todas as partes dos alimentos que podem ser consumidas”. Em uma cozinha didática adaptada, uma nutricionista ensina sobre o valor nutricional dos alimentos descartados, como os talos que podem se tornar sucos e refogados; e também sobre o cozimento de legumes com casca, como a abóbora e a batata.

Os participantes recebem também importantes dicas sobre a otimização do tempo de preparo e a diminuição no uso de gordura, açúcares e sal. Na primeira aula, a merendeira Marli de Fátima Souza Paes, da Escola Municipal Professora Luiza Pawlina do Amaral, aprendeu sobre a conservação de alimentos e a preparação de cardápios balanceados além de três receitas: bolo de abobrinha, risoto de berinjela que não leva óleo e suco de casca de mamão. “Eu trabalho há 10 anos como merendeira e percebo que é nas escolas que muitas crianças aprendem a comer verduras e legumes verdes, então me sinto bem em contribuir para uma boa alimentação dos alunos”, afirma.  

 O curso é gratuito e ainda tem vagas. Duas para a turma da tarde e três para o período noturno. Os interessados devem fazer a inscrição pelo telefone (42) 3622-1342, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Os participantes vão ganhar um livro com mais 100 de receitas.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet