Prefeitura Municipal de Guarapuava
Profissionais recebem instrução para o atendimento à mulher em situação de violência
IMG_1986

Conhecer o ciclo de violência, a forma que ela se dá, a legislação existente para combatê-la e como atender as vítimas é essencial para todos os profissionais da segurança, da saúde, da educação e da assistência social. Por isso, a Secretaria de Políticas para Mulheres realiza nos dias 5 e 6, no Auditório da Faculdade Guairacá, a Instrução para o atendimento à mulher em situação de violência. “Muitas vezes uma criança comenta com a professora que a mãe sofreu violência, ou a mulher vai repetidamente ao posto de saúde com muitas queixas. A violência doméstica está mais presente na nossa realidade do que se tem ideia e isso não é responsabilidade apenas do profissional da segurança, mas de todos os envolvidos na rede”, alerta a Tenente Luci Belão, palestrante na abertura da Instrução nesta quinta-feira (05).

Na ocasião, foi lançada uma cartilha com o fluxo de atendimento, orientações, a função de cada entidade integrante da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Guarapuava e uma lista de contatos para agilidade e eficácia no atendimento. Esse material foi estudado durante a Instrução e será também, posteriormente, distribuído a todos os profissionais envolvidos na Rede. “Quando uma mulher em situação de violência pede ajuda e se defronta com pessoas desinformadas sobre os problemas que elas estão vivendo, ou cada vez que um médico, um psicólogo, um líder religioso, um policial ou um advogado as trata com indiferença, desconfiança ou desprezo, contribuem para aumentar a violência. O maior desafio pra nós é ajudá-las a encontrar saídas e vencer as dificuldades, não cabe a nós julgar e sim procurar entender. Sem segurança e sem o apoio necessário é muito difícil escapar da violência de alguém que está tão próximo”, finaliza a vice-prefeita e secretária de Políticas para Mulheres, Eva Schran.

Instrução reúne 18 municípios da região

Desde março, Guarapuava foi escolhida como cidade polo da região sul no enfrentamento à violência contra a mulher, por isso o evento conta com a participação de profissionais de 18 municípios. Durante a Instrução, a vice-prefeita reuniu-se com os representantes de cada cidade para realizar um mapeamento de todos os serviços de combate à violência e amparo à mulher que existem na região.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet