Prefeitura Municipal de Guarapuava
Profissionais do SAMU recebem certificados do curso em UTI Móvel e Suporte Básico de Vida
IMG_2736

Para um bom atendimento em saúde, principalmente durante situações de urgência, é necessário ter preparo. Com o objetivo de aprimorar ainda mais os serviços prestados à população, 24 profissionais do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Guarapuava, participaram do curso de UTI Móvel e Suporte Básico de Vida, do Ministério da Saúde e Hospital Osvaldo Cruz, em parceria com a Secretaria de Saúde. Na tarde desta sexta-feira (19), os médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas participantes receberam certificados de conclusão do curso.

Durante um ano, foram 16 módulos trabalhados. Entre eles, técnicas de atendimento cardiológico, traumas, pediatria, neurologia, até as diretrizes do SUS e regras de biosegurança. A técnica de enfermagem Janete Galan, atua no serviço há três anos. Para ela, entre os módulos trabalhados, as aulas de emergência psiquiátrica foram essenciais para a tomada de decisões. “A abordagem durante este procedimento deve ser cautelosa. Por meio do curso, melhoramos ainda mais o nosso atendimento”, explica.

De acordo com a coordenadora do Samu, Jaqueline Wesan, as aulas permitiram aos profissionais, que já atuam nas unidades do município, atualizar os conhecimentos práticos para melhor atender a população e por isso, um novo curso de aperfeiçoamento deve ser iniciado ainda este ano. “Aprimorar o conhecimento é essencial para o bom exercício da profissão. O curso do Ministério da Saúde não é obrigatório, mas o SAMU de Guarapuava participa, pois estamos comprometidos na realização dos bons atendimentos”, conclui Jaqueline.

Além do curso em UTI Móvel e Suporte Básico de Vida, o SAMU também realiza os projetos Samuzinho, que tem por objetivo conscientizar os alunos das escolas municipais a respeitos dos pedidos de urgência e emergência através do 192. Outro projeto é o SAMU Ativo, iniciativa que visa aprimorar os conhecimentos adquiridos pelos alunos do curso técnico em enfermagem.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet