Profissionais do AMPDS ministram palestra sobre hanseníase e tuberculose no Colégio Estadual Ana Vanda Bassara

27/04/2017

Nesta quarta-feira (26), profissionais do Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária (AMPDS) ministraram palestra sobre hanseníase e tuberculose para alunos do 2º período do Curso Técnico em Enfermagem, do Colégio Estadual Ana Vanda Bassara.

“O Colégio Ana Vanda está formando profissionais técnicos em enfermagem desde 2010, contribuindo para suprir a grande demanda desses profissionais em toda região e uma palestra deste nível engrandece o conhecimento dos alunos. Ficamos muito agradecidos com o empenho das profissionais do AMPDS de Guarapuava”, destaca a professora Leila Sandmann.

Atualmente, Guarapuava é referência no tratamento da hanseníase, e tanto a hanseníase quanto a tuberculose têm cura, desde que o paciente siga o tratamento adequado. “O tratamento da tuberculose dura de 6 a 9 meses e é todo feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e se feito corretamente, tem cura”, lembra a enfermeira Marlene Borecki.

O tratamento e os medicamentos da hanseníase também são gratuitos. O atendimento é realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde. “Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico e realizado o tratamento adequado, o paciente ficará curado da hanseníase sem nenhuma incapacidade”, finaliza a fisioterapeuta e coordenadora do AMPDS, Elisa Katayama.

Publicado em 27/04/2017.