Prefeitura Municipal de Guarapuava
Professores municipais recebem formação sobre igualdade de gênero
curso de extensao

As secretarias municipais de Políticas para Mulheres e de Educação, em parceria com a Unicentro, promoveram a aula inaugural da segunda edição do curso de extensão “Promoção à autonomia e empoderamento das mulheres”, nesta terça-feira (24). A ação faz parte da programação especial do mês da mulher e é uma iniciativa que pretende prevenir a violência doméstica e familiar. Dividido em 12 encontros, o curso é realizado por meio do convênio 792515/2013, firmado com o Governo Federal.

De acordo com a vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran, o diálogo do assunto com outras pastas é fundamental para a diminuição da violência. “Encaramos este problema e trazemos o tema para discutir com as demais secretarias. Trabalhar a prevenção com os professores discutindo e desconstruindo a cultura machista e patriarcal é muito importante para que os todos os alunos sejam tratados com igualdade”, explica.   Entre os temas estudados estão O debate histórico-conceitual de gênero, mulheres e empoderamento; A história das Mulheres no Brasil, movimentos feministas e movimentos de mulheres; Análise dos dados socioeconômicos sobre a desigualdade de gênero, classe e raça/etnia; e Debate e análise do Plano Nacional de Políticas Públicas para Mulheres.

Para a coordenadora do curso e professora do Departamento de História da Unicentro, Rosemeri Moreira, a formação prepara melhor os professores para trabalhar os temas dentro da sala de aula a partir da contextualização histórica. “Os profissionais podem fazer atividades que envolvam as temáticas, principalmente o empoderamento das meninas e adolescentes, para que elas acreditem na sua capacidade como mulher. Por isso, oferecemos todo o suporte para a elaboração de projetos que podem ser desenvolvidos nas escolas, focados no aprendizado da tolerância com a diversidade”. As participantes receberam como material didático de apoio, o caderno de formação, Autonomia e empoderamento das mulheres, e o gibi, As aventuras de Linda, ambos desenvolvidos pelo Laboratório de História Ambiental e Gênero (LHAG) da Unicentro, junto com a Prefeitura de Guarapuava e o Governo Federal.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet