Prefeitura Municipal de Guarapuava
Professores da rede municipal de ensino de Guarapuava recebem formação sobre consciência ambiental
formando pela natureza

A Secretaria do Meio Ambiente realizou nesta terça-feira (28), o primeiro encontro Formando pela Natureza 2015, com cerca de 20 participantes, no Parque das Araucárias. Orientações sobre cuidados ambientais e perspectivas da sustentabilidade para o futuro foram temas abordados. “Esse projeto faz parte do cronograma de atividades da Secretaria de Meio Ambiente e já formou mais de 200 educadores e estudantes de licenciatura em práticas ambientais”, explica a educadora ambiental Bettina Heerdt.

Como parte do projeto, os participantes visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Sanepar, o aterro sanitário de Guarapuava e também participaram de uma palestra sobre o Programa Jogue Certo, que têm trabalhado a consciência ambiental com a importância da coleta seletiva e reciclagem. Ao final do dia os participantes formularam um planejamento para aplicar em sala de aula, para que os alunos possam estar atentos às questões ambientais, a partir de sua realidade social.

A professora Lúcia Aparecida Ferreira trabalha há 13 com a educação infantil e, para ela, a conscientização ambiental deve ser trabalhada com ênfase nas crianças. “Nós, professores temos a responsabilidade de criar a consciência ambiental nos adultos de amanhã. Sei que quando tratamos de assuntos como reciclagem e sustentabilidade estamos plantando ideias. Assim, as novas gerações vão ter a responsabilidade com o ambiente em que vivem. É gratificante quando os pais dos alunos retornam falando que seus filhos colocaram em prática o que ensinamos”, finaliza.

Ainda de acordo com a educadora ambiental Bettina Heerdt, a Secretaria de Meio Ambiente cadastra turmas de professores das escolas do município. “Já temos um calendário pré-definido para que todos esses professores recebam informações sobre a educação ambiental para que possam repassar aos alunos em sala de aula”. 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet