Prefeitura Municipal de Guarapuava
Produção de hortaliças beneficia agricultores por meio do Programa Vida Rural
IMG_6929

A horticultura é um meio que proporciona renda a muitos produtores rurais. Só em Guarapuava são mais de 100 envolvidos com o cultivo de hortaliças. Entre eles está o Seu Roberto Pereira Mendes, morador do Guabiroba que vive do que sua horta produz. Na propriedade de cinco alqueires e meio, três são usados para o cultivo de hortaliças. São produzidas cerca de 1.500 cabeças de brócolis, 1.500 de repolho, além de cenoura, alface, cheiro verde, e outros. “Ao todo, nós temos umas 18 variedades. O que mais a gente planta é repolho e brócolis, que tem maior procura”, comenta o produtor.

 Ele, a mulher, o filho e mais uma funcionária trabalham com a horta há quatro anos. “Nós mexíamos com gado leiteiro e eu trabalhava como peão. Mas com o tempo eu desanimei e decidi trabalhar com a horta”, completou Roberto. Os alimentos são colhidos, lavados e mandados para os mercados e para a merenda escolar. “Alguns dias é bem puxado, o preço varia de acordo com o mercado, mas sempre tem um espaço pra gente na merenda. Agora nós estamos colhendo batata salsa, que tá tendo um preço bem bom no mercado”.

Na manutenção, o Seu Roberto recebe apoio da Secretaria de Agricultura e Turismo. “A assistência vem sempre que precisamos ou temos alguma dúvida ou problema com a plantação”.

Um diferencial na produção do Seu Roberto, é que tudo é feito na propriedade, inclusive as mudas. “Dessa forma eles têm certeza do que estão plantando, porque participam de todo o processo, além de economizar dinheiro com a compra”, comenta o técnico da Secretaria de Agricultura e Turismo, José Aurizonas Rocha.

A implantação de hortas faz parte do Programa Vida Rural, elaborado pela Prefeitura de Guarapuava em 2013.  “O nosso objetivo é manter o pequeno produtor no campo com boas condições financeiras, por isso investimos nos planejamentos e na assistência técnica. Para isso, os agricultores têm um papel fundamental na nossa mesa. Enquanto os grandes produtores focam em produzir alimentos como arroz e soja em larga escala, os pequenos produtores produzem o diferente, somando 85% do que nós consumimos”, completa o Vice-prefeito e Secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.

 

Postado em 06/06/2017



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet