Prefeitura Municipal de Guarapuava
Procon de Guarapuava amplia atendimento e fiscalizações no município
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A Prefeitura de Guarapuava está ampliando a estrutura do Procon para melhor atender a população. Serão adquiridos computadores e cartilhas educativas, bem como um automóvel e uma van para atendimento itinerante nas comunidades, por meio de convênio com Ministério da Justiça e recursos do Fundo Municipal do Consumidor.  Além disso, a equipe contará com o reforço de mais um fiscal. “Uma das premissas da atual gestão é ouvir a nossa gente, por isso vamos disponibilizar os serviços do Procon nos bairros, aproximando ainda mais o órgão e a comunidade”, assegura o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Para atender as principais demandas da população, nos últimos seis meses, o órgão intensificou as inspeções em estabelecimentos comerciais, de ensino, agências bancárias e prestadores de serviços. De acordo com cada ação, a fiscalização pode acontecer em conjunto com o Ministério Público do Paraná, Vigilância Sanitária ou outros órgãos.  “É importante que o público nos comunique as irregularidades, porque auxilia o trabalho, uma vez que buscamos vistoriar locais que são alvo de constante reclamação, como o tempo de espera em filas de bancos e qualidade de produtos em comércios, por exemplo. Garanto que estamos realizando nosso papel da melhor forma e, com apoio da Prefeitura de Guarapuava, isso se torna cada vez mais viável”, explica o coordenador do Procon de Guarapuava, Irineu Rodrigues Junior.

Na programação do segundo semestre de 2015, estão vistorias em escolas, mercados, açougues, entre outros. O objetivo das ações, que acontecem em parceria com a Vigilância Sanitária, é verificar a qualidade e preço de produtos de origem animal. De acordo com Irineu Rodrigues Junior, as inspeções que protegem o consumidor também alertam o fornecedor. “Procuramos manter uma boa relação com o comércio. Por isso, assim que encontramos uma irregularidade, na maioria dos casos, disponibilizamos prazo de até 30 dias para que a empresa se adapte a legislação pertinente. Assim, somente quando não há mais recursos é dado abertura em processo administrativo, o qual pode acarretar em aplicação de multa”, explica.

Quem tiver alguma reclamação pode ir ao Procon e apresentar documentos pessoais e nota do produto, protocolo de atendimento, boleto ou qualquer registro que comprove vínculo com a empresa fornecedora. Das mais de 5.000 reclamações formais registradas no primeiro semestre de 2015, aproximadamente 85% dos casos culminaram em acordo entre empresas e comunidade, com o ressarcimento financeiro ou troca do produto, por exemplo. O órgão, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, dispõe ainda de canal direto por meio do telefone gratuito 151. A sede do Procon de Guarapuava fica na rua Saldanha Marinho, 2837, bairro Dos Estados.



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