Prefeitura Municipal de Guarapuava
Prestes a completar um ano, Ambulatório de Curativos Especiais de Guarapuava é referência no Paraná
ambulatório de curativos (91)

Tratar feridas, apesar de doloroso, não precisa mais causar receio entre os pacientes. O Ambulatório de Curativos Especiais de Guarapuava, que comemora na próxima sexta-feira (24), um ano de atividades, é o retrato de um centro humanizado, que se tornou referência para todo o Paraná. O atendimento diferenciado em um ambiente especial, que nem de longe lembra um consultório, já registra 145 casos de traumas recuperados, além de outros 78 que estão em fase de tratamento. Um recorde para Guarapuava com uma marca de 97% de cura no tratamento de feridas.

A equipe do ambulatório conta com quatro profissionais: uma enfermeira, duas técnicas e uma estagiária. De acordo com a enfermeira responsável, Rosangela Cristina Reech, que está à frente dos serviços do centro desde sua inauguração, o espaço especialmente elaborado para acolher os pacientes, além do atendimento humanizado e a disponibilidade dos medicamentos necessários, são ingredientes fundamentais para o sucesso na recuperação dos pacientes do Ambulatório de Curativos Especiais. “Hoje temos à nossa disposição remédios de alto custo, que oferecem grande poder de cicatrização sem deixar sequelas. Isso facilita a recuperação. Além disso, nossa equipe é motivada, o que reflete na autoestima do paciente e comprovadamente, na melhora da recuperação”, explica.

No ambulatório, os pacientes ainda recebem orientações sobre a limpeza do ferimento, o que segundo a enfermeira Rosangela, fez com que hoje o ambulatório possa se orgulhar de, em um ano de serviços, não ter o registro de nenhuma infecção. “Ferida sem infecção é ferida que cura mais rápido”, comenta.

O Ambulatório de Curativos Especiais atende toda infecção ou trauma cirúrgico externo, como esmagamentos, úlceras, infecções e queimaduras. Um desses casos é do comerciante Heitor do Santos, 67 anos, que passou, nos últimos 10 anos, por 32 especialistas em todo o Estado, mas foi no ambulatório que encontrou a solução para uma úlcera na perna, decorrente de uma picada de mosquito. “Nunca pensei em desistir de encontrar a cura, mas foi aqui que vi a evolução do tratamento. Viajei por todo o Paraná em busca de tratamento, fiz até biópsia, mas me vi sadio neste centro, pertinho de casa”, comemora Heitor, que no prazo de 30 dias estará com o ferimento completamente cicatrizado.

Já a professora Francelis Zagorski conta que foi por acaso que encontrou o ambulatório. Agora ela diz que só tem a agradecer, pois em menos três meses viu uma ferida que trata há um ano e meio, começar a cicatrizar. “Não somente a ferida melhorou, mas a minha autoestima também. Agora tenho mais vontade de me arrumar, de sair. Até tarefas simples, como brincar com o neto agora é mais prazeroso”, se empolga a paciente.

Todos os dias, cerca de 25 pacientes passam pelo ambulatório em busca de tratamento. A maioria dos casos chega através encaminhamento médico, mas o ambulatório é aberto para atender todos os pacientes, mesmo sem o encaminhamento. O Ambulatório de Curativos Especiais atende de segunda a sexta, das 8 às 12h e das 13 às 17h, na rua Benjamin Constant, nº 16, Centro. O telefone para agendamentos é o (42) 3622-1368.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet