Prefeitura Municipal de Guarapuava
Prefeitura realiza melhorias e ampliação na iluminação pública em Guarapuava
Avenida Cascavel

A Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) está intensificando os serviços de manutenção, melhorias e ampliação da iluminação pública em oito bairros de Guarapuava. Recebem intervenções as regiões do Jardim das Américas, Batel, Alto Cascavel, Jardim Pinheirinho, Morro Alto, CDI, Conradinho e Aldeia. Os serviços são executados com recursos do convênio entre a Prefeitura de Guarapuava e a distribuidora Energisa.

Entre as melhorias na revitalização da avenida Cascavel, entregue à população no último final de semana, está a mudança de 13 conjuntos de iluminação (poste e lâmpada de vapor de sódio de 250 V). A obra, além de oferecer à comunidade mais qualidade de vida com o desassoreamento do rio Cascavelzinho e novo asfalto, proporciona mais segurança devido à melhoria da iluminação. A visibilidade e segurança também melhoraram no entorno da PIG (Penitenciária Industrial de Guarapuava), no CDI, que agora possui 29 novos conjuntos com lâmpadas de 250 V.

Outra grande intervenção ocorre na avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestri. “Há postes em apenas um dos lados da via. Como a rua possui 12 metros de largura, estamos instalando 72 conjuntos com lâmpadas de 250 V do outro lado para melhorar a iluminação e segurança de motoristas e pedestres”, explica o encarregado de serviços da Surg, Gilberto José Santin. As intervenções ocorrem no trecho entre a avenida Cascavel até o segundo viaduto, contemplando os bairros Batel, Alto Cascavel e Jardim Pinheirinho. O término da obra está previsto para a próxima semana.

No Morro Alto, continuam as melhorias na Praça Rocha Loures. Localizada na avenida Antônio Farah esquina com a rua Deputado Lauro Sodré Lopes, a praça conta com 12 novos conjuntos com lâmpadas de 400 V. Além disso, as equipes trabalham na reforma da quadra de areia, pintura e manutenção do parque infantil. As ruas ao redor foram alargadas e receberam meio fio. Mais cinco conjuntos com lâmpadas de 150 V foram instalados na rua Riachuelo, entre a marginal Tucuruí e rua General Osório, no Conradinho. Já no bairro Aldeia, está sendo finalizada a implantação de conjuntos na avenida Jacir de França, que leva até a UTFPR, uma obra no valor de R$ 389 mil.

De acordo com o Santin, a Surg realiza manutenções na iluminação pública diariamente. “Mensalmente os serviços da companhia em relação à manutenção de postes e lâmpadas chega a R$ 85 mil. Nesse valor estão incluídos a mão de obra e o material”, exemplifica. Nos postes de iluminação, são utilizadas lâmpadas de vapor de sódio, pois fornecem eficiência luminosa mais alta entre todas as lâmpadas de descarga de alta pressão, além de serem as fontes mais econômicas na iluminação em geral.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet