Prefeitura Municipal de Guarapuava
Prefeitura realiza 32ª Vigília e Mobilização em solidariedade às vitimas da Aids
aids

Durante a semana de 25 a 29 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), realiza a 32ª Vigília e Mobilização em solidariedade às vitimas da AIDS. Com abordagens em vários locais, haverá orientações e distribuição de materiais educativos. Nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Guarapuava balões vermelhos levam a mensagem “Viver com Aids é possível, com o preconceito não”. De acordo com a psicóloga do SAE (Serviço de Atendimento Especializado), Priscila Fortini, a campanha é um estímulo à prevenção da Aids. “O tema foi escolhido porque pesquisas apontam que, apesar das informações sobre as formas corretas de prevenção do HIV/Aids, o preconceito e a discriminação às pessoas vivendo com o vírus ainda são muito fortes na sociedade”.

Os agentes comunitários de saúde e funcionários do AMPDS (Ambulatório Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária) também participam da mobilização, orientando os testes que podem ser feitos para diagnóstico da doença. “Os testes são gratuitos, quem já teve relação sem preservativo pode e deve realizar o exame”, orienta a psicóloga do SAE, Priscila Fortini. O teste de sorologia, de hepatites B e C e de sífilis também são oferecidos gratuitamente pelo SAE e ficam prontos em 30 minutos.

Na sexta-feira (29), a Secretaria de Saúde ainda realiza a Arena Jovem na Faculdade Campo Real. De acordo com os organizadores, será um debate com alguns convidados sobre a superação do diagnóstico do HIV. A Arena Jovem vai contar com a participação de Fabrício Stocker, que convive com o HIV; Francisco dos Santos, coordenador da Secretaria de DST/Aids do Paraná; Priscila Fortini, psicóloga do SAE e Maria Clarice Kunkel, coordenadora do SAE. Quem quiser participar, pode se inscrever no site da Faculdade Campo Real.

Para encerrar as atividades da 32ª Vigília e Mobilização em solidariedade às vitimas da Aids será realizada uma missa em homenagem às vitimas da Aids, às 19h, na Catedral Nossa Senhora de Belém.

Confira os dias e locais onde serão realizadas abordagens com orientações e distribuição de material educativo:

Data: de 25 a 29/05/2015
Horário: das 8h às 17h
Locais: Cisgap, Calçadão da XV, SIM PR

Data: 25/05/2015
Horário: das 19h às 22h
Local: Faculdade Campo Real

Data: 26/05/2015
Horário: das 19h às 22h
Locais: SESC e Faculdade Campo Real

Data: 27/05/2015
Horário: das 9h às 22h
Local: Cedeteg          

Data: 28/05/2015
Horário: das 9h às 22h
Local: Unicentro

Data: 29/05/2015
Horário: 19h
Locais: Missa na Catedral Nossa Senhora de Belém e Arena Jovem na Faculdade Campo Real



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet