Prefeitura Municipal de Guarapuava
Prefeitura promove ação de conscientização contra o abuso e exploração infantil
caminhada (41)

Crianças, adolescentes, jovens e adultos participaram da Caminhada de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente, na manhã desta segunda-feira (18). Vestindo roupas pretas e levando cartazes e balões amarelos, cor que representa paz e infância, os participantes se concentraram na Praça Cleve e seguiram pela XV de Novembro, com o auxílio do Guaratran. “Hoje é um dia muito importante, pois estamos alertando a população sobre a relevância de denunciar as violências que sofrem. Sabemos que há muitas crianças e adolescentes que se calam, mas é necessário denunciar para que a ajuda chegue até eles. Existem formas seguras de fazer isso”, destaca a secretária de Assistência Social, Eliane de Carli.

Para o diretor do Instituto Dom Bosco, padre Renato dos Santos, o melhor remédio contra o abuso é a denuncia. “Procuramos orientar a criança, o adolescente e o jovem, pois se cuidarmos bem do broto, futuramente teremos flores e frutos. Queremos levantar nossa bandeira de luta, dizendo juntos ‘não’ a essa prática tão perversa”, destaca. Lembrando do tema da caminhada, Faça Bonito, Giovani Schindler, 12 anos, diz que ser contra ao abuso e exploração é valorizar a vida. “Deveria ter mais ações e movimentos, para que as crianças e adolescentes percam o medo de denunciar. Isso não é brincadeira, é um assunto muito sério”, analisa o aluno do Instituto Dom Bosco.

A caminhada foi promovida pela Secretaria de Assistência Social com o apoio das demais secretarias municipais, além da Comissão de Rede de Proteção da Criança e do Adolescente. Durante a semana, haverá ações pela cidade, como orientações com grupos de famílias, blitz de trânsito para conscientização, distribuição de panfletos e mutirão de orientação, envolvendo entidades que lutam contra os abusos sexuais a crianças e adolescentes, entre elas o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e Caps (Centro de Atenção Psicossocial). Na noite desta segunda (18), no salão nobre da Faculdade Campo Real, será realizada uma mesa redonda com o tema intervenções profissionais em situações de abuso sexual contra crianças e adolescentes. 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet