Prefeitura Municipal de Guarapuava
Prefeitura inicia desobstrução de galerias pluviais na região central  de Guarapuava
desobstrucao de galerias (5)

Está em andamento o serviço de desobstrução de galerias pluviais na cidade. O trabalho, feito pela equipe da Secretaria de Obras, começou pelo Centro e vai se estender aos bairros com pontos de alagamento durante fortes chuvas. Neste momento, as equipes atuam entre as ruas Brigadeiro Rocha e Guaíra e seguirão no entorno da Praça Cleve. Nos próximos dias, o serviço será feito na Avenida Moacir Júlio Silvestre e, na seqüência, em ruas do bairro Trianon. “Ao longo dos anos, muitas galerias ficaram obstruídas pelo acúmulo de pedras, restos de construção e lixo, e a retirada manual não seria viável. Esse trabalho vai deixar o trânsito congestionado em alguns locais, por isso, peço a compreensão da população, mas sabemos que é para o bem da cidade. Vamos melhorar o escoamento das águas das chuvas e minimizar o problema dos alagamentos”, afirmou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

A limpeza é feita com um caminhão de hidrojato que faz a sucção da sujeira acumulada na tubulação. Todos os pontos com problemas já foram mapeados. A desobstrução das galerias será feita gradualmente durante o próximo ano, atendendo todos os bairros da cidade. “Nós buscamos tecnologia evitando uma operação mais agressiva com a destruição de asfaltos, manilhas e calçadas para retirar o lixo, o que causaria transtornos, demora e mais gastos. Restos de construção civil, garrafas pet, isopor e todo tipo de lixo para nas galerias. Isso tudo está sendo retirado. Acreditamos que nas próximas chuvas não teremos mais problemas”, explicou o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro. Segundo o empresário, Neuton Vieira Junior, para que essa expectativa seja alcançada, é preciso que ocorra também, além da limpeza de galerias, uma mudança de hábitos. “Para não voltar a ocorrer transtorno, todos devem ter educação e não jogar lixo nas ruas. Cada um faz sua parte para não prejudicar os outros”, defendeu.

Nos próximos dias, outro caminhão deve reforçar o trabalho de limpeza das galerias. Nos bairros, também é feito o desassoreamento de rios e córregos para evitar alagamentos nas regiões próximas durante as chuvas.

Publicado em: 06/08/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet