Prefeitura Municipal de Guarapuava
Prefeitura e Defesa Civil avaliam ações desenvolvidas e mantêm monitoramento nos bairros
reunião nesta segunda-feira

Representantes da Defesa Civil, Prefeitura de Guarapuava, Corpo de Bombeiros e sociedade civil participaram de reunião na manhã desta segunda-feira(13), na Secretaria de Assistência Social. O objetivo foi avaliar as ações desenvolvidas no domingo devido ao grande volume de chuva e organizar as estratégias para o decorrer da semana. No momento, prossegue o monitoramento constante dos rios, quando iniciam as precipitações, além de orientações à população que mora em locais considerados de risco. “Trabalhamos unidos para que, se for necessário, possamos retirar as famílias de locais de alagamento e, em seguida, levá-las para um dos quatro abrigos. Com o auxílio da secretaria de Assistência Social e  do voluntariado vamos apoiar todos que precisarem”, ressaltou a coordenadora da Defesa Civil, Rosely Haick Vitorassi.

O secretário de Habitação e Urbanismo, Flavio Alexandre, apontou que, desde 2013, a gestão municipal trabalha com a realização de ações concretas que visam melhorar as condições de vida da população que mora em locais considerados de risco. “Conseguimos que 700 famílias, da Vila São Vicente e Jardim das Américas, deixassem de pagar IPTU. Agora nosso principal intuito é conseguir aprovar, junto ao Ministério das Cidades e ao Governo do Estado um montante para a compra de um terreno e construção de 180 novas casas, para que então as famílias possam morar com segurança”, afirma Alexandre, lembrando ainda que 19 famílias que sofreram com a enchente do ano passado continuam recebendo a ajuda do programa Aluguel Social.

O presidente da Surg, Fernando Damiani, ressaltou o trabalho da Surg onde ocorreram alagamentos no ano passado. “Foi de extrema importância o desassoreamento do rio Cascavelzinho, além da limpeza que as equipes da Surg fazem por toda cidade. Estamos prontos, se for necessário, mas esperamos que nenhuma família sofra novamente com as chuvas em Guarapuava”, comenta.

Orientações da Defesa Civil

Para prevenir possíveis desastres, a Defesa Civil já se antecipou e está percorrendo os bairros orientando a população para:

– Guardar os documentos em sacos plásticos e em locais de fácil acesso;

– Manter as crianças em local seguro;

– Ao sair de casa, desligar a chave geral de eletricidade e fechar o registro de gás e de água;

– Lembrar-se de soltar os animais de estimação;

– Deixar eletrodomésticos e móveis em locais seguros;

– Manter produtos de limpeza, alimentos e objetos de valor fora do alcance das águas;

– Não colocar na rua sacos de lixo, entulhos e galhos;

– Evitar contato direto com água e lama da inundação. Usar luvas e botas;

– Beber apenas água filtrada e fervida;

– Se faltar energia, evitar o uso de velas, ter uma lanterna sempre à mão e lembrar que o celular pode iluminar áreas pequenas se for necessário;

– Solicitar ajuda à Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros.

 

Contatos de emergência 24 horas

Defesa Civil e Corpo de Bombeiros: 193

Polícia Militar: 190

Samu: 192



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet