Prefeitura Municipal de Guarapuava
Prefeitura de Guarapuava realiza mostra de trabalhos desenvolvidos no Programa Saúde na Escola
mostra ambiental (12)

A Prefeitura de Guarapuava abriu, nesta quarta-feira (1º), a 1ª Mostra do Programa Saúde na Escola (PSE). Com o tema “Criatividade na preservação do meio ambiente”, o objetivo é expor os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das escolas municipais e Cmeis (Centro Municipais de Educação Infantil), socializando as boas práticas e promovendo a troca de ideias. Os projetos foram feitos com materiais recicláveis. Quem prestigiar a exposição vai encontrar peças como floreiras de pneus, carrinhos e outros brinquedos feitos de garrafas pet, além de itens de decoração confeccionados com filtro de café.

Durante a abertura, a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, destacou a importância de expor e valorizar os trabalhos produzidos em sala de aula. “Os projetos não devem ficar apenas dentro do ambiente escolar. Nosso objetivo é aproximar a população para que todos conheçam quantas coisas boas são produzidas pelas nossas crianças. A realidade do PSE em Guarapuava é diferente do que se nota em outros locais. Aqui o programa é um orgulho para os profissionais, sendo desenvolvido com empenho e dedicação”, ressalta. O secretário de Meio Ambiente, Celso Alves de Araújo, evidenciou que a integração das secretarias é o diferencial para o êxito das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Guarapuava.

Estudante do terceiro ano da Escola Municipal Maria de Jesus Taques, Alicy Brand Lima, desenvolveu uma horta suspensa onde os vasos para as plantas são feitos de garrafas pet. Com muita dedicação, a menina de 7 anos explicou como funciona. “Após montar a estrutura, a semente é colocada em terra com pedras. As pedras funcionam como esponja, não deixando que as plantas fiquem encharcadas. A pedra absorve a água e depois vai liberando aos poucos”. Alicy, que estava acompanhada de sua orientadora, Joelma Eleutério Chimiloski, ainda conta que em sua casa há uma horta como essa e ela já está aproveitando os primeiros produtos. “Plantei e já comi morangos, alface e brócolis. Também ajudei minha tia a fazer uma horta igual a essa”, comemora.

Em Guarapuava, o PSE é desenvolvido pelas secretarias de Educação e de Saúde desde 2013. Participam 55 instituições de ensino e mais de 16 mil alunos. A mostra está disponível até dia 15 deste mês no Parque das Araucárias. Entre os dias 16 e 24 de julho, ficará em exposição no Paço municipal e depois segue para o Sesc, podendo ser vista de 25 a 31 de julho.

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet