Prefeitura Municipal de Guarapuava
Prefeitura de Guarapuava participa da Ação Cívico-Social no Xarquinho
acao social xarquinho (8)

A rotina da Escola Municipal Iná Ribas Carli (Escola Total), no Xarquinho, começou um pouco diferente na manhã desta sexta-feira (31). O local foi tomado por brincadeiras, orientações e atendimentos médicos e odontológicos. A movimentação aconteceu com a Ação Cívico-Social realizada pelo 26º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) e as secretarias de Assistência Social, da Saúde, da Mulher, de Esportes e de Habitação e Urbanismo e Provopar.

Durante o evento, a Secretaria de Assistência Social orientou sobre os atendimentos nos e nos projetos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. “Essa ação é uma extensão do que vem sendo desenvolvido no município para minimizar as questões sociais que envolvem um contexto de vulnerabilidade social. Temos projetos concretos caminhando no Xarquinho e nos demais bairros, com uma equipe dinâmica e atuante dentro das comunidades”, explica a secretária de Assistência Social Eliane De Carli, que ainda citou as ações desenvolvidas pelo PPTA (Projeto de Proteção ao Trabalho do Adolescente) do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Repinho.

Ao saber da ação, a cooperativa de artesanato do PSF (Programa Saúde da Família) Dourados levou sua produção para que a comunidade conheça os trabalhos. “Toda segunda-feira, 16 mulheres se reúnem para bordar, fazer crochê e muitas coisas bonitas que a imaginação mandar. Com a venda elas recebem uma porcentagem que auxilia na renda”, explica a coordenadora Zeili Peres Gomes. “Essa Ação Cívico-Social é de grande importância para chegarmos até a população e levarmos atendimentos médicos e odontológicos a pessoas que se encontram em vulnerabilidade. Isso só é possível devido à parceria com o poder público e com as secretarias municipais”, diz o capitão Paulino Lorenzo, do 26° GAC.

Muitos projetos vêm sendo desenvolvidos no Xarquinho e na região, pela atual administração municipal. São cursos que dão oportunidade de incremento da renda familiar, como os ofertados pelo Projeto Orquídea, desenvolvido pela Secretaria de Políticas para Mulheres. Em julho deste ano, 17 mulheres participaram do curso de panificação e muitas já estão inseridas no mercado de trabalho. “Essas ações aproximam o poder público da comunidade, que corresponde participando e se engajando nos nossos projetos. São iniciativas para que a população conheça o comprometimento da gestão municipal para melhorar a vida de cada um”, destaca a vice-prefeita e secretária de Políticas para Mulheres, Eva Schran.  



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet