Prefeitura Municipal de Guarapuava
Prefeitura de Guarapuava articula rede de enfrentamento às drogas
dialogando em rede

A Prefeitura de Guarapuava convidou e dezenas de representantes de entidades, conselhos, Ongs, órgãos públicos, comunidades terapêuticas, igrejas, segurança e sociedade aceitaram a proposta de dialogar em rede sobre o problema das drogas. A abertura do Encontro Social Responsabilidade Compartilhada ocorreu na manhã desta terça-feira (7), na Faculdade Campo Real, com a presença do prefeito Cesar Silvestri Filho. O evento é organizado pela Secretaria de Assistência Social e a Coordenadoria Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, com apoio das secretarias de Saúde e de Educação.

O prefeito de Guarapuava afirmou que ações isoladas já se mostraram ineficientes diante do enfrentamento ao problema das drogas, principalmente o crack, por isso o Município abre espaço para o diálogo. “Temos um caminho árduo pela frente e que será composto de várias etapas. Hoje é o começo e um passo importante, pois precisamos nos qualificar e conhecer mais nosso inimigo para derrotá-lo ou, ao menos, controlá-lo”.

Segundo a secretária de Assistência Social, Cristina Silvestri, pela primeira vez o município realiza um evento desse porte, sendo o articulador das discussões. “O problema das drogas não é algo que possa ser tratado apenas pelo poder público. Todos nós, juntos, temos de ser protagonistas, discutindo, planejando e executando ações, formando uma grande rede de proteção, com um trabalho alinhado aos governos Estadual e Federal”, destaca.

Cristina também destacou a importância dos programas desenvolvidos pela Assistência Social. Um dos exemplos é o PPTA (Programa e Proteção ao Trabalho Adolescente), desenvolvido na Repinho, em parceria com a Secretaria de Saúde, Sesi e Senai. Os participantes vão fazer apresentações durante os três dias de evento.Hoje, um grupo tocou violão. Segundo a coordenadora Marlene Mendes Nerone, os adolescentes participam de várias oficinas e cursos profissionalizantes e têm atendimento odontológico e psicológico, no contraturno escolar.

Durante a manhã, o palestrante foi o coordenador estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, Carlos Alberto Peixoto Baptista. Ele é médico da Universidade de Lisboa, com especialidade em Psiquiatria e Saúde Mental. Também é mestre em Educação – Ética Médica. À tarde, serão realizadas mais três palestras. O Encontro Social prossegue até quinta-feira (9), com a discussão de vários temas.

Também participaram da abertura do evento secretários municipais, vereadores, a juíza da 1ª vara criminal, Carmem Zolandek Mondin, o presidente da Mantenedora da Faculdade Campo Real, Antonio Cezar Ribas Pacheco, o comandante da Polícia Militar, tenente coronel Edson Solak, o representante da Frente Parlamentar de Combate às Drogas da Assembleia Legislativa, Vinícius Escudero, e o presidente da Câmara de Vereadores, Edony Klüber.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet