Prefeitura Municipal de Guarapuava
Prefeitura abre Consulta Pública para novo projeto de iluminação pública em Guarapuava
Brasão de Guarapuava

A partir desta sexta-feira (04), representantes da sociedade civil organizada, comerciantes, empresários e comunidade em geral, poderão participar de uma consulta pública para conhecer, opinar e sugerir sobre o novo projeto de iluminação pública para Guarapuava.

O projeto, que será desenvolvido por meio de uma PPP (Parceria Público Privada), apresenta um novo sistema de iluminação para o município. As melhorias contemplam a troca de 27 mil lâmpadas de vapor de sódio, por lâmpadas de LED, em todas as ruas das vilas, bairros e distritos da cidade.

“Esta ideia é revolucionária, pois contempla todo o município com o que há de mais moderno em iluminação. As novas lâmpadas proporcionarão mais luminosidade, além de uma grande economia de energia na conta de luz do município. Entre outros benefícios, está o tempo de vida útil das lâmpadas, chegando a 15 anos de durabilidade. Nossa cidade merece este investimento, pois vivemos um momento único, exemplo disso são os investimentos públicos e privados em nosso município nos últimos três anos”, comenta o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

Ao observar o sucesso do projeto que já foi implantado em outras cidades brasileiras, o município de Guarapuava buscou estudar a iniciativa. Há cerca de dois anos profissionais das Secretarias de Finanças e Planejamento vêm formulando o próprio projeto de iluminação pública, com auxílio dos estudos desenvolvidos pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). 

De acordo com o professor titular da FEA-USP e Pesquisador Sênior e Membro do Conselho Curador da FIPE, Denisard Alves, o projeto é extremamente eficaz. “Não será necessário que os moradores ou a Prefeitura façam um novo investimento, pois esse valor será coberto pela taxa de iluminação pública, que já é recolhida na conta de luz. Nossa intenção agora é usar essa contribuição da melhor forma possível, contando com o apoio da tecnologia”, explica Denisard.

Além do projeto de iluminação pública, a Prefeitura de Guarapuava também pretende instalar câmeras de monitoramento na cidade e uma central de operações 24 horas. A princípio serão instalados três modelos de equipamentos: speed dome, câmeras comuns e de visão noturna. “Com as câmeras poderemos identificar problemas com as lâmpadas, como a falta de luminosidade, além da situação da pavimentação e problemas que podem afetar o tráfego dos veículos”, explica Cesar Filho.

Todas as informações sobre o novo projeto de iluminação pública para Guarapuava estão disponíveis no edital de Consulta Pública no site da Prefeitura Municipal, por 30 dias.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet