Prefeitura Municipal de Guarapuava
Prefeito Cesar Silvestri Filho participa da premiação dos alunos medalhistas da XVIII OBA
escola lidia curi (47)

O prefeito Cesar Silvestri Filho, a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy e o secretário Executivo, Edony Kluber, participaram, na manhã desta quarta-feira (02), da entrega de medalhas e certificados da XVIII OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) para os alunos da Escola Municipal Rural Lidia Scheit Curi. A escola, que fica no Rio das Pedras, teve 17 alunos premiados com medalhas por obterem médias acima de 9,7.

“É através da educação que vocês vão realizar seus sonhos, basta que aproveitem esta oportunidade única de poder se dedicar ao ensino. Para formarmos os futuros cidadãos, os pais devem educar contribuindo com o que a escola está ensinando”, elucida o prefeito, ao ressaltar a importância da família no processo de aprendizagem das crianças. Aproveitando a visita o prefeito conversou com os alunos sobre a merenda escolar, o projeto Mais Educação e os ensinamentos do Proerd.

Este foi o sétimo ano que a escola participou da olimpíada, que neste ano foi realizada em maio. De acordo com a coordenadora da OBA na escola, professora Luzia Aparecida Javorski, o objetivo de popularizar os conhecimentos da astronomia entre alunos e professores foi alcançado. “Obtivemos excelentes resultados, os alunos tem se interessado mais pelo assunto, muitos deles são motivados pelas medalhas”, aponta. As professoras também receberam certificados pela colaboração, pois como contaram para a secretária Doraci, foram realizadas aulas específicas para tratar dos temas Astronomia e Astronáutica, onde foi abordado o sistema solar, aviação, satélites, rotação e translação, por exemplo.

O agricultor Dario Groth estava presente na solenidade, junto de sua esposa forma surpreendidos com a medalha de ouro que sua filha Paola Groth Bonfim recebeu. Ela foi uma das seis crianças que tiveram nota 10 na Olimpíada. Para Groth, o resultado evidencia o esforço da filha, que não perde nenhuma aula. “É muito importante as medalhas por que reconhecem os esforços de cada um, tenho certeza que minha filha vai guardá-la com carinho e nunca se esquecer que foi merecedora de seus esforços”, esclarece.

Paola também foi surpreendida, pois nem ela nem os colegas sabiam do resultado. “Estou muito feliz, pois estudei muito antes da prova. Hoje eu confirmei o que o prefeito disse, é estudando que temos a chance de conseguir tudo na vida”, conta. Ao final, Paola e seus colegas do 5º ano, contaram para o prefeito e secretários sobre o que aprenderam nas aulas de astronomia, como as características dos planetas do sistema solar.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet