Prefeitura Municipal de Guarapuava
Prefeito Cesar Filho recebe comitiva universitária do Paraguai
IMG_4511

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, recebeu na manhã desta segunda-feira (04), uma comitiva universitária da Unican (Universidade Nacional de Canindeyú), que está em Guarapuava, a convite da Unicentro, para juntos, desenvolverem o primeiro projeto de internacionalização de extensão universitária. “É uma grande honra poder apresentar nossa cidade e demonstrar todo o potencial que temos aqui”, explicou o prefeito que falou sobre os inúmeros projetos desenvolvidos para incentivo à produção rural no município. “Dados do IBGE já apontaram que a diferença entre a renda mensal do trabalhador urbano e o rural diminuiu nos últimos 12 anos no Paraná. Em 2001, o valor chegava a ser 100% mais alto para o meio urbano. Já, em 2013, o índice caiu para 62%. E, em Guarapuava, o aumento de renda é uma realidade”.

De acordo com a Professora Doutora Deonisia Martinichen, coordenadora do Centro Messoregional de Excelência em Tecnologia do Leite da Unicentro, dentro do termo de cooperação firmado entre a Unican e a Unicentro, o projeto, além de proporcionar um intercâmbio de alunos também vai desenvolver o potencial leiteiro da região de Canindeyú, província onde está localizada a Universidade paraguaia. “Vamos começar com o básico, como o manejo e estabelecimento de pastagens, manejo de animais até concluirmos toda a cadeia da produção do leite”, explica a coordenadora.

A Missão Internacional de Extensão junto a Universidade paraguaia é uma iniciativa da Unicentro e foi apresentada, pelo reitor Aldo Nelson Bona, às instituições de ensino durante o 1º Encontro das Instituições de Ensino Superior vinculadas à Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) e as Instituições de Ensino Superior vinculadas à Associação das Universidades Públicas do Paraguai (UPP), realizado em Ciudad Del Leste (Paraguai), em junho deste ano. “A Unican é uma universidade nova e temos muitos cursos ligados ao setor produtivo, relacionados ao que sabemos fazer em nossa região. Essa é uma grande oportunidade para iniciarmos uma atividade tão importante em uma cidade como Guarapuava, um local que tem muito que nos oferecer, como a experiência na produção rural, por exemplo, que é muito maior que a nossa”, explica o decano da Unican.

A partir do interesse apresentado pela Unican para receber a missão, estreitaram-se os contatos e algumas áreas prioritárias para aprofundar as discussões sobre a estruturação desta missão foram definidas, como a produção leiteira e conservação de florestas. “A extensão universitária é uma das atividades da Universidade, por isso, gostaríamos de iniciar esse projeto de internacionalização com alunos, professores e técnicos de universidades da América Latina, porque acreditamos que podemos potencializar nossa região e fazer com que o nosso acadêmico tenham uma formação com o contexto regional do qual ele faz parte”, comenta a Pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, Marquiana Vilas Boas Gomes.

Depois de receber a visita dos professores, alunos e técnicos da Unican, agora, as equipes das universidades cooperadas vão elaborar um plano de trabalho para a produção compartilhada de conhecimento, e interação com a comunidade local, desenvolvendo ações voltadas para o desenvolvimento sustentável e a geração de renda. “Estamos diariamente acompanhando a valorização do nosso município, de nossas atividades e da nossa produção. Com esse novo projeto vamos também desenvolver o turismo educacional e cultural em nossa região”, comenta o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Guarapuava, Sandro Abdanur.

O secretário de Comunicação Social, Marcio Fernandes, que também participou da recepção aos profissionais da Unican e Unicentro, ressaltou a importância da Prefeitura de Guarapuava com as instituições de ensino. “As faculdades e universidades têm o potencial para desenvolver inúmeros projetos, mas a prefeitura possui a demanda, por isso é de extrema importância esse trabalho em conjunto”, finaliza.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet