Prefeitura Municipal de Guarapuava
Prefeito Cesar Filho participa do projeto “Uma carta pelo mundo” na Escola São José
visita escola sao jose (9)

Com surpresa e alegria, os alunos do 4° ano da Escola Municipal São José receberam o prefeito Cesar Silvestri Filho. Ele esteve na instituição para conversar com a aluna Mariane Valentim de Abreu, como parte do projeto ‘Uma carta pelo mundo’. A conversa com a turma foi sobre o trabalho da prefeitura relacionado à preservação do meio ambiente. O prefeito destacou os programas de coleta seletiva nos bairros. Também enfatizou a importância da Feira Solidária, que promove a troca de materiais recicláveis por alimentos da agricultura familiar. “Nosso trabalho é muito efetivo e coordenado. Para vocês terem uma ideia, só com a Feira Solidária, nós recolhemos 300 toneladas de lixo em seis meses. Tudo isso poderia sujar os rios e entupir os bueiros”, afirma Cesar Filho, orientando os alunos sobre a contribuição de cada indivíduo para a conservação do meio ambiente. Entre perguntas, respostas e risos, a garotada também aproveitou para questionar sobre o trabalho do prefeito e falar sobre o dia a dia na escola.

A aluna Mariane estava entusiasmada e emocionada ao ler sua carta diretamente para o destinatário. “Eu resolvi escrever para o prefeito porque ele é uma pessoa muito importante para a nossa cidade. Gostei muito da visita dele porque jamais eu imaginei que ele ia vir na minha sala responder minha cartinha”, conclui a menina. Assim como Mariane, as demais crianças da escola se envolveram no projeto idealizado pela educadora especial Lia Viviane Mamcasz. As cartas foram enviadas ao Ministério Público, secretarias municipais, Câmara de Vereadores, igrejas e meios de comunicação, por exemplo, com o objetivo de aproximar a escola da sociedade. “Pensamos em um projeto interdisciplinar, que tratasse de temas atuais, como o meio ambiente, atrelando à aprendizagem da língua portuguesa. Para isso decidimos usar a carta como meio de comunicação. Os alunos escreveram para alguma autoridade ou instituição perguntando sobre como eles estão cuidando do meio ambiente e do mundo”, explica.

O projeto proporcionou a troca de cartas entre os alunos e ainda a visita aos Correios, para que eles entendessem o sistema. “Muitos nem sabiam que existia esse modo de comunicação, a carta. Também conheceram o cecograma, correspondência impressa em braile voltada aos deficientes visuais. Estamos muito satisfeitos porque estamos recebendo as respostas das cartas enviadas, seja pessoalmente ou por carta. Isso é muito positivo para todos”, aponta a diretora da Escola Municipal São José, Keila Regina Ortiz Rodrigues. O projeto encerra no dia 25 de setembro. “Vamos colocar numa urna uma cápsula do tempo, com cartas dos alunos sobre o que esperam para o mundo daqui a 10 anos. A cápsula será aberta em 2025”, finaliza Lia. Acompanharam o prefeito na visita a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, e o secretário Executivo, Edony Klüber.

 



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet