Prefeitura Municipal de Guarapuava
Prefeito Cesar Filho participa de apresentação de estudo que revela potencial aeroviário de Guarapuava
Apresentação SEIL

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho participou, na manhã desta sexta (04), em Ponta Grossa, da apresentação do plano aeroviário e hidroviário do Governo do Paraná. Profissionais da Secretaria de Infraestrutura e Logística mostraram as condições estruturais de 39 aeroportos e 63 balsas do Paraná, além de apontar as ações do Governo para melhorar a infraestrutura destes locais. “Guarapuava é uma cidade estrategicamente localizada na região central do Paraná. Vários estudos já comprovaram o potencial para voos aéreos comerciais em nossa cidade. Com esse estudo e apoio do Governo Estadual vamos acelerar o processo para a ampliação do nosso aeroporto”, afirma o prefeito.

Um dos principais objetivos do estudo foi analisar quais aeroportos das cidades paranaenses têm maior potencial para receber recursos estaduais e federais para aumento de capacidade. “Fizemos uma análise sócio econômica e uma projeção de demanda desses aeroportos a curto, médio e longo prazo. Com isso, constatamos que Guarapuava, por estar em uma região central do Estado, conta com o aeroporto que tem a maior viabilidade, social e econômica, de acordo com a projeção de passageiros, para receber recursos para ampliação da capacidade e, com isso, fomentar uma linha aérea comercial”, explica o coordenador de planejamento, da Secretaria de Infraestrutura e Logística, Thiago Gomes.

Ainda de acordo com o estudo, Guarapuava já está contemplada no Programa de Investimento e Logística, do Governo Federal, que conta com recursos das concessões aeroportuárias. “Dentre os 70 aeroportos brasileiros que já estão na fase de elaboração ao anteprojeto, Guarapuava está entre os sete que já têm a licença prévia aprovada pelo Instituto Ambiental”, afirma Thiago, ao lembrar que, o Governo Federal fará apenas a licitação dos projetos básico, executivo e de obras, somente daqueles aeroportos que já tem essa licença aprovada. “Com isso Guarapuava sai na frente e demonstramos que já estamos aptos para receber os recursos e dar início às obras”, comenta o prefeito Cesar Filho.

A partir de agora, segundo o coordenador de planejamento, Thiago Gomes, a Secretaria de Infraestrutura e Logística, do Governo do Paraná vai dar apoio técnico e institucional junto aos municípios para acelerar o processo. “Guarapuava está entre as quatro cidades mais adiantadas, entre os 15 municípios do Paraná que foram contempladas no Programa de Investimento e Logística, do Governo Federal e isso é reflexo da boa gestão do governo municipal que está agilizando o processo para garantir a antecipação desses recursos”.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet