Prefeitura Municipal de Guarapuava
Prefeito Cesar Filho fala sobre políticas públicas em saúde para acadêmicos da Faculdade Campo Real
palestra na campo real (7)

Políticas públicas em saúde e suas perspectivas para Guarapuava. Esse foi o tema da palestra do prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, no V Simpósio Integrado de Saúde, realizado pela Faculdade Campo Real, na noite desta segunda-feira (21). O evento, que segue durante a semana, é voltado aos acadêmicos dos cursos de saúde da instituição.

Para um grande público, Cesar Filho falou sobre a abrangência do SUS (Sistema Único de Saúde). “Nenhum outro país do tamanho do Brasil possui um sistema como esse: universal, integral e gratuito. Um sistema complexo e que exige muitos recursos”, avaliou. “Nossa tendência é olhar apenas o lado ruim, mas ignoramos as mais diversas ações que nem são associadas pelo SUS, como toda a assistência de vacinação, Samu, Siate, tratamento de doenças raras, centrais de transplante, tratamento para Aids, vigilância sanitária, por exemplo. Tudo isso é prestação de serviço do SUS”, especificou.

Cesar Filho também falou sobre a formação de todos os profissionais da saúde. “Vocês, futuros profissionais, também são fundamentais para a melhoria do sistema. Temos muitos desafios a superar e contamos com a ajuda de todos para atuar de forma a melhorar a qualidade do atendimento, que é algo muito importante para a satisfação do usuário. Nós, gestores, precisamos da ajuda de todos”, reforçou o prefeito, enfatizando a importância da formação profissional na cidade de origem e a regionalização da saúde. “Formar profissionais da saúde no interior é um passo importante, pois os profissionais conhecem a realidade da população. Por isso lutamos tanto para a implantação do curso de Medicina em Guarapuava, que se soma aos cursos de saúde que já temos na cidade”.

O prefeito destacou ainda o aplicativo Fala Saúde, implantado na atual administração, que busca ampliar a interação com a população. Através do aplicativo, o usuário tem acesso à agenda no setor de especialidades, podendo visualizar dia e horário de sua consulta; monitorar os atendimentos de urgência e emergência nas unidades do Trianon, Primavera e UPA Batel, para auxiliar no deslocamento àquelas com menos fila e mais médicos; receber informações sobre o setor da saúde, como campanhas de vacinação, por exemplo; e ainda avaliar os serviços de saúde do município através de uma pesquisa de satisfação de usuário. O aplicativo pode ser baixado em todos os aparelhos smartphones que possuem sistema android.

Também participaram da palestra, que abriu o simpósio, o diretor geral da Faculdade Campo Real, professor Edson Ayres, coordenadores de cursos, docentes e representantes da 5ª Regional e Secretaria Municipal de Saúde.

 Postado em: 22/05/2018

palestra na campo real (10)palestra na campo real (12)palestra na campo real (13)palestra na campo real (15)palestra na campo real (6)palestra na campo real (16)



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet