Prefeito Cesar Filho e Secretário de Justiça tratam sobre construção do Cense em Guarapuava

21/10/2016

Na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho e o secretário de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU), Artagão de Mattos Leão Júnior receberam a visita de alunos do Escola Municipal Hipólita Nunes de Oliveira. Na sequência, em reunião, eles deram encaminhamento à construção do Cense (Centro de Socioeducação) e a mudança de local da 14ª SDP. “´Sabemos que a segurança pública é dever do Estado, mas os municípios precisam e devem dar apoio para garantir a segurança da população, por isso estamos dando continuidade às negociações, junto ao Governo do Estado, para a concretização desses projetos”, explica Cesar Filho.

Em maio deste ano, o prefeito Cesar Silvestri Filho, acompanhado do secretário Artagão Junior, da deputada estadual, Cristina Silvestri, de membros do Poder Judiciário e equipe técnica, visitaram três terrenos que poderiam ser utilizados para construção do Cense. Segundo o secretário Artagão Junior, “o judiciário está mobilizado por esta causa. Todos foram unânimes em nos dizer que Guarapuava, assim como a região central, necessita dos serviços do Centro de Socioeducação, o que vai ajudar na recuperação de jovens infratores e diminuir a sensação de impunidade. Muitos menores infratores são liberados por não terem um lugar adequado para ficar”, afirma.

Para a deputada estadual, Cristina Silvestri, que também acompanha as negociações, a construção do Cense em Guarapuava poderá reduzir os números de violência e também auxiliar mais famílias na cidade. “O Centro irá trabalhar também com as famílias destes adolescentes, aumentando a chance de recuperação e a inserção deles na sociedade novamente. Além disso, os adolescentes ficarão perto da família, e isso realmente é decisivo para a recuperação deles”, disse a deputada.

Mudança da 14ª SDP

Durante a reunião, o prefeito Cesar Silvestri Filho também conversou com o secretário de Justiça, Artagão Junior sobre o projeto de mudança de local da 14ª SDP. “Precisamos do apoio do Estado para conseguir construir uma nova estrutura para abrigar os detentos em Guarapuava. Hoje o local, além de oferecer péssimas condições está praticamente no centro da cidade”, explica o Cesar Filho.

De acordo com a deputada estadual Cristina Silvestri essa negociação com o Estado é fundamental para mostrar que o município está empenhado em apoiar ações para garantir a segurança da população. “Unimos forças e estamos nos empenhando para concretizar esse projeto o mais breve possível”.