Notícias

Prefeito Cesar Filho apresenta projetos da Secretária de Agricultura no I Simpósio Regional de Bovinocultura de Leite

08/10/2015

“A agricultura familiar é um orgulho para Guarapuava”. Essas foram as primeiras palavras do prefeito Cesar Silvestri Filho, durante a abertura do I Simpósio Regional de Bovinocultura de Leite, na noite da última quarta-feira (07). Também apresentou os programas desenvolvidos pela atual gestão municipal. “A produtividade foi fortalecida através da aquisição mecanismos de produção, como conjuntos de fenação, tratores, ensiladeira, máquinas, habitação rural para as famílias, entre outros benefícios que somam R$ 13 milhões em investimentos na agricultura familiar através do Programa Vida Rural. Estamos melhorando os acessos às propriedades rurais com o projeto Porteira Adentro. Além disso, já aplicamos 1.346 doses de vacinas contra a brucelose em novilhas, tudo pensando na qualidade do leite e dos diversos alimentos produzidos nas pequenas propriedades”, resume Cesar Filho.

Cesar Filho ainda destacou a forte ligação do município com os governos estadual e federal. “Nós superamos a dificuldades e estamos realizando um trabalho excelente e reconhecido. Vamos prosseguir com nossos programas e ações para que, em um futuro próximo, possamos alcançar não só o mercado Paranaense como também acrescentar no Estado rumo ao mercado leiteiro mundial. Continuar a caminhada é essencial, pois acreditamos no nosso povo”, finaliza o prefeito.

A palestra da noite foi ministrada pelo médico veterinário e também presidente da Comissão Técnica de Bovinocultura de Leite da Faep, Ronei Volpi, que discorreu sobre “A Aliança Sul Láctea Brasileira: Enfrentando os desafios para criar Competitividade Sustentável”. Segundo ele, fomentar a inclusão de todos os produtores de leite, interagindo num processo de melhoria na atividade, aumenta a qualidade da produção, gerando um negócio sustentável, justo e ambientalmente correto. Volpi também explanou sobre a produtividade de leite no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Brasil e demais países da América do Sul. “Os produtores mais bem preparados terão melhores condições de competitividade num mercado rígido e de exigências”, alerta.

O I Simpósio Regional de Bovinocultura de Leite é realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Sindicato Rural de Guarapuava e Centro Mesorregional de Excelência em Tecnologia do Leite do Centro-Sul, com apoio da Coamig (Cooperativa Agropecuária Mista de Guarapuava), Unicentro, Emater/Pró Rural, Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná) e Sistema Faep. A abertura do evento, realizada no anfiteatro do Sindicato Rural, reuniu mais de 300 pessoas, entre especialistas da área, agricultores, veterinários, empresários, universitários e secretários municipais. O evento prossegue até sexta-feira (09), no Sindicato Rural.