Poder público e empresários trocam experiências com comitiva portuguesa em Guarapuava

22/10/2019

Na manhã desta segunda-feira (21), Guarapuava selou uma aproximação com relações comerciais portuguesas. No Teatro Municipal, empresários, representantes do poder público municipal e a comunidade universitária prestigiaram uma comitiva de Portugal, que ministrou uma palestra sobre investimentos comerciais no país europeu. “Guarapuava fica feliz em viver este momento. Tenho certeza que este trabalho de aproximação pode ser de mão dupla, tanto nós consumirmos produtos portugueses, como vocês atraírem potenciais investidores para que Guarapuava também possa, de alguma forma, ser uma opção para investimentos portugueses. Acredito que oportunidades como essa podem despertar em vocês insights que firmem essa aproximação”, ressaltou o prefeito, Cesar Silvestri Filho.

Os participantes foram envolvidos na palestra “Investir em Portugal: escolha certa, momento certo”, ministrada pelo conselheiro econômico da embaixada de Portugal no Brasil e diretor da AICEP (Agência de Investimento e Comércio Externo de Portugal), Fernando José Carvalho. O objetivo foi apresentar perspectivas promissoras do setor no país, resultado da criação de um ambiente favorável de negócios. “Além do Brasil e Portugal terem diversos laços, nossa língua comum nos dá a possibilidade de trabalhar cada vez mais próximos. Há comunidades portuguesas numerosas no Brasil, isso é um fato que nos aproxima. Posso comprovar também que há cada vez mais um interesse em Portugal, isso para nós é muito bom!”, afirmou a vice-cônsul de Portugal em Curitiba, Susana Pereira.

O evento faz parte de uma série de ações que procuram fomentar relações bilaterais entre Brasil e Portugal, através de visitas às empresas Santa Maria Papel e Celulose, Cooperativa Agrária, reuniões com autoridades empresariais e do poder público. Além disso, a visita reforçou que o município está no caminho certo do desenvolvimento. “Para nós, isso é motivo de orgulho, e nos orgulha ainda mais, quando representantes estrangeiros também enxergam a nossa cidade como um potencial produtivo. A expectativa com esta visita é muito positiva, nos permitirá trocar experiências e informações entre nações que estão com um desejo enorme de crescer cada vez mais”, declarou o presidente da Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), Cledemar Mazzochin.

Também estavam presentes no encontro, o cônsul honorário de Portugal em Londrina, Antônio Lourenço Martins, o vice-prefeito, secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro, vereador Guto Klosouski, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur, e secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.