Notícias

Pesquisa nacional sobre hábitos alimentares de crianças está em andamento em Guarapuava

05/09/2019

O estudo nacional que analisa a alimentação infantil está em andamento em diversos bairros de Guarapuava. No município, a equipe do Enani (Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil) está visitando famílias nos bairros Trianon, Alto Cascavel, Conradinho e Boqueirão, além da comunidade do Guabiroba. Organizado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o estudo envolverá  50 domicílios guarapuavanos, que serão visitados duas vezes pela equipe. No primeiro momento, os especialistas analisam os hábitos alimentares, principalmente a alimentação das últimas 24 horas, peso e altura das crianças e das mães. Na segunda visita, são coletadas amostras de sangue de crianças a partir dos seis meses de idade. Também é relevante à pesquisa a observação de casos de insegurança alimentar, ambiente alimentar doméstico e habilidades culinárias do cuidador.

O intuito principal é avaliar as práticas de aleitamento materno, alimentação e consumo alimentar de crianças menores de cinco anos. “A participação das crianças é importante como indicador de saúde, já que a alimentação nesta fase é fundamental. Todo o procedimento é feito com segurança pelos especialistas, de maneira gratuita e voluntária”, afirmou a coordenadora da Divisão de Programas Estratégicos da Secretaria de Saúde de Guarapuava, Fernanda Dal’ Maz. Para a comunidade, a pesquisa traz benefícios para as crianças e mamães que podem adquirir, de forma gratuita, todos os resultados dos exames.

O estudo será aplicado em mais de 120 municípios do país. No Paraná, 1.200 amostras serão coletadas para divulgação dos resultados em 2020, que servirão de base para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à alimentação infantil.

Publicado em: 05/09/2019