Prefeitura Municipal de Guarapuava
Pequenos produtores de Guarapuava recebem selo de qualidade em seus produtos
capa

Com o objetivo de reconhecer a qualidade dos produtos artesanais fabricados nas agroindústrias de Guarapuava, o Sebrae, em parceria com a Secretaria de Agricultura, realizaram pelo período de seis meses o Programa de Boas Práticas de Fabricação para pequenos agricultores de Guarapuava. A iniciativa contemplou sete proprietários de agroindústrias de Guarapuava com o Selo “Alimento Artesanal de Qualidade. “Todo este trabalho realizado em prol de vocês, agricultores e pequenos empreendedores, só confirma o quanto vocês são importantes para nós. Esperamos que aproveitem esta oportunidade e tenham renda com seus produtos, consigam sustentar suas famílias, sejam valorizados e recebam o devido valor que merecem”, disse o Prefeito, Cesar Silvestri Filho.

Os agricultores, Edinéia Ribeiro Barbosa e Odair Zorzi, ficaram emocionados ao contar que se sentiam valorizados ao receber o selo de qualidade. “Eu não consigo pensar em mais nada além de agradecimentos nesse momento. Lutamos muito para chegar aqui, e quando fomos apoiados vimos nossa vida melhorar de forma fantástica. Estamos realizando um trabalho e esforço muito maior, mas com certeza está valendo a pena”, explicou Odair. A agricultora ainda lembrou como era difícil antes da Prefeitura de Guarapuava apoiá-los. “Há três anos conseguimos fazer com que nossas produções sejam nossa renda atual. Antes do apoio que recebemos da Secretaria de Agricultura, não conseguíamos fazer com que nosso negócio crescesse. Agora ele está crescendo cada dia mais”, comemorou Edinéia.

A Presidente da Carmug (Central de Associações Rurais do Município de Guarapuava), Zenilda Araújo, destacou que o apoio da Prefeitura é o que impulsiona estes produtores. “Nós, agricultores, sabemos a diferença do ontem para o hoje, e sabemos principalmente o quanto o apoio da atual gestão ajudou todos a chegar até aqui. Saber que valorizam e acreditam no nosso produto é o que nos motiva diariamente”, destacou. As agroindústrias que receberam o selo produzem desde embutidos (salame, linguiça, toucinho defumado), produtos de panificação (pães, bolachas) até hortaliças processadas, que são comercializados nas feiras do produtor e na alimentação escolar do município.

Sobre o selo

O selo é um reconhecimento da qualidade dos produtos artesanais fabricados pelos pequenos produtores da região, que durante seis meses participaram do Programa de Boas Práticas de Fabricação oferecido pelo Sebrae. Segundo a nutricionista da Secretaria de Agricultura, Michele Dal Santos, em um primeiro momento foi realizado um diagnóstico através de um checklist por uma consultora do Sebrae em cada agroindústria, que apontou quais eram as necessidades primárias desses produtores. Já na segunda fase e aliado à teoria, cada produtor aplicava mensalmente o que aprendeu, elevando assim seu conhecimento e posteriormente o nível de qualidade do produto até chegar à porcentagem ideal para receber o selo. Além disso, as agroindústrias receberam um manual de qualidade, apostilas e a arte de um rótulo desenvolvido por um consultor especializado em marketing. “Durante a capacitação os produtores foram habilitados e informados quanto às normas sanitárias de produção e comercialização dos seus produtos no município. Além disso, aprenderam passo a passo como manipular corretamente os alimentos de forma higiênica, atendendo a demanda dos consumidores, que atualmente estão mais exigentes com os produtos que consomem”, ressaltou a nutricionista.

O Secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro, explicou a importância do selo de qualidade. “Devemos apresentar produtos de qualidade para a população e este selo só confirma o que já sabemos, que os produtos dos nossos pequenos agricultores possui qualidade. Estamos sendo referência para outros municípios, provando que nosso apoio está auxiliando os agricultores e suas famílias”.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet