Parque Tecnológico de Guarapuava recebe credenciamento do Governo do Estado

30/07/2019

Guarapuava possui agora um Parque Tecnológico credenciado pelo Governo do Paraná. A aprovação veio na manhã desta terça-feira (30), após a visita da comitiva estadual do Separtec (Sistema Estadual de Parques Tecnológicos) ao Celeiro de Inovação, no bairro Cidade dos Lagos. “Esse encontro é uma oportunidade valiosa em que nos integramos a parceiros que, assim como nós, têm amplo interesse no fortalecimento de um parque tecnológico. A partir dessa certificação nós estabelecemos uma integração com o Governo do Estado, em um passo importante para a consolidação do ecossistema de inovação. Estamos ganhando cada vez mais força nesse processo de nos tornarmos atraentes para ideias inovadoras”, declarou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

Guarapuava é um dos 20 municípios do Paraná que está recebendo a visita da comitiva do Separtec, sistema estadual que atua na integração de estruturas estratégicas dos parques, para que se transformem em ativos de inovação tecnológica e economia criativa para o desenvolvimento sustentável do Paraná. “Guarapuava é um dos pontos de iniciativas de Parques Tecnológicos que estamos visitando. São ambientes onde já existe uma governança de relacionamento entre empresários, Prefeitura e universidades, compondo o que chamamos de tríplice hélice. Em Guarapuava temos todas as condições para a consolidação de um parque tecnológico de referência em parques de quarta geração, aliando eficiência, inclusão, sustentabilidade e atração de mercado. O mundo vai olhar para esse Parque como um case de sucesso”, afirmou o secretário executivo do Separtec, José Maurino de Oliveira Martins.

Durante a reunião, foram apresentadas as estruturas que compõem o Parque, adequando aos objetivos de pesquisa e inovação. O credenciamento habilita a avaliação do grau de maturidade do município na plataforma da inovação. “Nosso Parque está nascendo! Ao passarmos por esse processo de credenciamento, fazemos parte de um programa estadual e nacional de políticas públicas para inovação. Queremos alavancar a nossa economia com a tecnologia, buscando ênfase em pesquisas voltadas ao agronegócio, educação, saúde, biotecnologia, nanotecnologia e fármaco. Não começamos do zero, vamos unir o que já temos e impulsionar para o mesmo objetivo, o desenvolvimento de Guarapuava”, finalizou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur.

Também participaram da reunião o empresário Odacir Antonelli, técnicas do Sebrae, Ana Lúcia Sousa e Izoulet Cortes Filho, integrantes do Celeiro de Inovação, Anderson Troc e Jordana Barbosa, diretor executivo da Faculdade Guairacá, Evilásio Gentil de Souza Neto, diretora de Propriedade Intelectual da Novatec, Claudia Crisóstimo e Paulino Lorenzo, do Shopping Cidade dos Lagos.

Publicado em: 30/07/2019