Prefeitura Municipal de Guarapuava
Para comemorar o Dia da Árvore, Prefeitura de Guarapuava lança Programa Plantando Vida e Cor
IMG_1939

A Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo realizou, no último domingo (21), a primeira atividade do programa Plantando Vida e Cor, na Praça da Ucrânia, no Trianon. O programa é uma iniciativa do poder municipal para chamar a atenção da população no que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente e a urbanização e paisagismo da cidade. “Vamos incentivar todos os guarapuavanos a cuidarem da nossa cidade, assim como a prefeitura está fazendo diariamente com os parques, praças e todos os locais públicos que podem ser usados para o lazer e diversão das famílias”, comentou o prefeito Cesar Silvestri Filho.

Durante o lançamento do projeto, o prefeito Cesar Silvestri Filho também entregou à comunidade a nova estrutura na Praça da Ucrânia, que foi revitalizada, e agora, conta com uma ATI (Academia da Melhor Idade), quadra esportiva, quadra de areia, campo de futebol de areia e novos equipamentos removíveis de mini-modalidades, além da nova rotatória que foi construída no cruzamento das Ruas 17 de Julho com a Saldanha Marinho. “A Praça da Ucrânia tornou-se mais uma referência para as famílias guarapuavanas que buscam uma diversão ao ar livre nos finais de semana”, comentou o secretário de Esportes e Recreação, Celso Góes.

O Programa “Plantando Vida e Cor” inclui diversos projetos e também apoia uma ideia da iniciativa privada chamada “Guarapuava – A Cidade das Cerejeiras”, idealizado pela empresária guarapuavana Katia Burko. “Guarapuava tem muitas potencialidades, mas nunca conseguimos desenvolver o turismo em nossa região e, um dia, caminhando pelo Parque do Lago, logo após a florada de cerejeiras, pensei: por que não transformamos Guarapuava na cidade das cerejeiras?”, explica a empresária ao lembrar que as primeiras mudas da planta oriental foram adquiridas por ela. “Agora já contamos com o apoio de muitos parceiros. As 35 mudas de cerejeiras, ipês amarelos e roxos que estão sendo plantadas aqui na Praça da Ucrânia foram doadas pelo Senhor Hermínio Kaneko”. E o doador das mudas ficou satisfeito ao observar a adesão da comunidade no plantio das novas árvores. “Esse é um momento contagiante em que vemos a comunidade abraçando uma causa em prol de todos e da natureza, em si”, comemora o empresário que, junto com a sua família também plantou uma muda de cerejeira. “Com isso incentivamos a proteção e cuidado com o meio ambiente, além da integração da comunidade”.

As mudas de cerejeiras que florescem hoje no Parque do Lago foram plantadas por Kazuo Kawakami, que hoje, aposentado, ficou admirado e satisfeito com a iniciativa da empresária, apoio do poder público e adesão da comunidade. “Essa é a lembrança e contribuição que vamos deixar para o planeta”.

A primeira muda de cerejeira foi plantada na Praça da Ucrânia pelo prefeito Cesar Filho, acompanhado da empresária Katia Burko, Kazuo Kawakami e várias crianças, escoteiros e alunos do Colégio Assunção, que fica em frente à Praça. “Eu só quero ver daqui uns dias essa árvore bem grandona cheia de florzinhas. Isso aqui vai ficar muito lindo”, exclamou a pequena Beatriz, de 6 anos, que não teve dúvidas na hora de colocar as mãos na terra. “Vou ajudar a plantar essa aqui porque quero cuidar dela para sempre”.

Com o projeto “Guarapuava – A Cidade das Cerejeiras”, inúmeras mudas já foram plantadas em várias residências, nos campi da Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste), escolas, creches, entre outros lugares da cidade. “Dentre todos os objetivos deste nosso projeto, alguns que ainda serão alcançados a longo prazo, o principal deles é a conscientização sobre os cuidados com as nossas árvores, com o nosso verde e com o nosso meio ambiente”, explica a coordenadora do projeto Margarida Andrade, ao comentar que o grande trabalho de conscientização ambiental está sendo feito com as crianças de Guarapuava. “Estamos nas Escolas e Cmeis da rede municipal de ensino fazendo o plantio e ensinando aos pequenos a importância de cuidarmos do meio ambiente, garantindo a qualidade de vida para todos nós”.

Ainda de acordo com a empresária Katia Burko, o prefeito Cesar Silvestri Filho encampou a ideia. “Contamos ainda com as parcerias das secretarias municipais do Meio Ambiente, Agricultura, Educação, Obras e do próprio prefeito”, afirmou.

Acompanhe as atividades do “Guarapuava – A Cidade das Cerejeiras” pela página do projeto no Facebook.



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet