Notícias

Painéis debaterão saúde e segurança do trabalhador guarapuavano nesta quinta (25)

24/04/2019

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Faculdade Guairacá, promove nesta quinta-feira (25) a 6º edição do Dia Mundial das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. As atividades, que terão início às 8h na sede da Faculdade, debaterão ao longo do dia, aspectos relacionados à saúde e segurança do trabalhador. “Queremos sensibilizar e conscientizar as pessoas, apresentando os riscos que o trabalho oferece, caso não exista o devido cuidado. Essa ação é uma forma de trazermos assuntos importantes sobre a saúde do trabalhador para discussão e conhecimento”, avaliou o coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalho, Altair Ângelo dos Santos.

Conforme a programação, sete painéis abordarão temas específicos. Pela manhã, serão quatro deles, debatendo sobre Inspeção no ambiente de trabalho da Construção Civil; Reformas: Trabalhista e Previdenciária e a Saúde do Trabalhador/Trabalhadora; Responsabilidade Civil/Criminal e os Acidentes de Trabalho; e Importância da Saúde Ocupacional Frente aos Acidentes e Doenças do Trabalho.

Já à tarde, serão apresentados outros três painéis, sendo eles: Relações Interpessoais e Motivação do Trabalho; Condutas Frente aos Acidentes de Trabalho com Materiais Biológicos/perfurocortantes; e Papel do Ministério Público do Trabalho na Construção Civil, com Ênfase nas Normas 07, 09, 18, 24 e 35.

Para participar, não é necessário fazer inscrição antecipada.

 

DATA

A iniciativa também faz alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, instituído em 28 de abril pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) em memória às vitimas de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.