Prefeitura Municipal de Guarapuava
Outubro Rosa: mesa redonda com especialistas discute cuidados com a saúde da mulher
Conexao rosa- palestra (9)

“Muitas coisas que eles falaram mexeram comigo! Eu não tinha o hábito de me tocar, por isso, quando eu descobri o câncer de mama, não era tarde, mas se eu soubesse dessas informações, eu teria descoberto antes. Este toque para alertar as mulheres é muito importante”. O depoimento emocionado é da Tamara Cristina Cruz, guerreira contra o câncer de mama. Nesta quarta-feira (16), ela prestigiou uma mesa redonda no Teatro Municipal, que foi palco do compartilhamento de informação e cuidados com a saúde, pilares da campanha preventiva do Outubro Rosa.

“O Outubro Rosa é também uma das dimensões do trabalho transversal da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres com a Secretaria de Saúde. Já anunciamos a captação de recursos para que seja zerada a fila de mamografia em Guarapuava. Hoje, existem quase 900 mulheres na fila para o exame. O recurso servirá para elas, e também alcançará mais 500 mulheres que chegarão a partir de agora. Além disso, desde maio, a Clínica da Mulher atende em horário estendido para as trabalhadoras. Não queremos perder nenhuma mulher pela falta de diagnóstico precoce”, afirmou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran.

A mesa redonda com oito profissionais foi promovida pela parceria Conexão Rosa, que chama a atenção para os cuidados com a saúde das mulheres e que soma medidas para prevenção e resgate do papel da mulher como pessoa e seu autoconhecimento. A idealizadora do projeto, Pollyana Araújo Conrado Sampaio, abraçou a causa no município. “O projeto vem junto com muitas mulheres para trazer informação e incentivo ao bem estar. Temos como propósito o compartilhar”, afirmou.

Durante a noite, a palestra incluiu diversos especialistas da saúde, que compartilharam informações valiosas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento. O debate foi além do câncer de mama, abordando também discussões sobre o câncer de colo de útero, HPV, alimentação saudável, pediatria e principalmente, alertar as mulheres sobre a importância de se cuidar e olhar para si. De forma objetiva, o bate-papo foi multidisciplinar com os seguintes profissionais: a psicóloga e proprietária do ISG (Instituto de Saúde de Guarapuava), Dra Larissa Cabreira, ginecologia e obstetrícia, Dra Andressa Araújo e a Dra Janaína Cunico Dal Piva, nutricionista, Dra Angélica Soldan, a coach integral sistêmico, Simone Mazur, pediatra e diretor financeiro da Uniprime, Dr Adir Domingues, cirurgião plástico, Dr Antônio Marcos Cabrera Garcia, e o oncologista clínico, Dr Diogo Dequech Gavarrete.

Publicado em: 17/10/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet