Prefeitura Municipal de Guarapuava
Outubro Rosa: Mais de 200 guarapuavanas fazem exames preventivos no Dia D da Clínica da Mulher
Dia D de prevencao outubro rosa (5)

Em Guarapuava, as ações do Outubro Rosa seguem dedicadas à saúde das mulheres. Nesta terça-feira (22), a Secretaria de Saúde, através da Clínica da Mulher, promoveu o Dia D da prevenção. No total, somente neste dia, 274 guarapuavanas realizaram os exames preventivos do câncer de colo de útero e solicitaram a requisição de mamografia. “Nosso foco é a prevenção e o diagnóstico precoce. Queremos que as mulheres guarapuavanas se cuidem e tenham acesso à realização de consultas e exames, como as mamografias de rastreamento,cuja fila,vamos zerar nas próximas semanas”, afirmou o secretário de Saúde, Celso Góes.

A programação na Clínica começou cedo, com um café e um ambiente acolhedor para as mulheres. “Hoje a Clínica está realizando exclusivamente a coleta de preventivos e solicitação de mamografias de rastreamento para as mulheres que se enquadram nos critérios. No Dia D do Outubro Rosa, trabalhamos o dia todo com livre demanda. Muitas mulheres adotaram o mês como a agenda de saúde delas. Com um diagnóstico precoce, as chances de cura são altas, por isso é preciso que as mulheres precisam fiquem atentas”, afirmou a enfermeira e coordenadora do Centro de Saúde da Mulher, Sueli Ribeiro.

A dona Maria (nome fictício), de 44 anos, percebeu a importância de se cuidar há 12 anos, quando foi diagnosticada com câncer de mama. O diagnóstico precoce deu a ela um tratamento a possibilidade concreta de cura. “Eu descobri nova, com 32 anos. Fiz um tratamento rápido, porque descobri bem no começo do aparecimento do nódulo no meu organismo. Desde então, todo ano eu faço os exames e alerto as mulheres para se cuidarem, terem esse olhar para si mesmas, observando qualquer mudança no organismo”, afirmou.

Assim como Maria, outras mulheres também se uniram na causa da prevenção, contagiando umas as outras. A Neuza de Chagas aproveitou o dia para se cuidar e trazer a irmã Cerli para a prevenção. “Todo ano, nós sempre fazemos o exame preventivo. Hoje vim com a minha irmã e aproveitamos a campanha”, afirmou. Inclusive, Cerli declarou que o horário se encaixou perfeitamente na sua rotina. “É muito bom, fui muito bem atendida. Este horário fica mais fácil para eu fazer os exames, pois não teria como eu ir sozinha até o posto”, avaliou.

As ações prosseguem com a Semana D de prevenção no município, com atendimentos agendados nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da Vila Concórdia, do distrito da Palmeirinha, bairros Bonsucesso, Xarquinho II, Colibri, Santana, Vila Bela, Vila Carli e Santa Cruz. Para isso, é preciso ter em mãos o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). O Centro de Saúde da Mulher também continua com o atendimento especial para as trabalhadoras das 17h às 20h.

Publicado em: 23/10/2019



Gostou desta matéria? Então Compartilhe!

Voltar

Rua Brigadeiro Rocha, 2777 - Centro, CEP: 85010-210 - Guarapuava - Paraná - Brasil

Fone: (42) 3621-3000

Horário de Atendimento: 12:00 - 17:00

Youtube    Facebook    Instagram
CFW Agência de Internet