Notícias

Ônibus lilás levou orientação e serviços de saúde para as mulheres do distrito da Palmeirinha nesta sexta (13)

13/09/2019

As mulheres que passaram pela rua XV de Novembro, no Distrito da Palmeirinha, nesta sexta-feira (13), puderam conhecer e aproveitar os serviços do projeto itinerante Ônibus Lilás da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho. As atividades de hoje foram realizadas em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava. O projeto tem objetivo de levar serviços de saúde, exercícios ao ar livre e, principalmente, prestar o atendimento de combate à violência. “O Ônibus Lilás é uma ação que aproxima as mulheres que estão longe da nossa sede de políticas públicas para que elas conheçam nosso serviço e possam contar com ele. Com isso nós buscamos priorizar o atendimento das mulheres agricultoras que residem no interior”, destacou a Secretária de Políticas públicas para as Mulheres, Priscila Schran.

Durante a tarde, a equipe do CRAM, Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, ofereceu atendimento psicológico, social e jurídico, para as mulheres participantes. O serviço foi prestado internamente no ônibus de forma sigilosa. “Nossa intenção é trazer informação para a população sobre um serviço específico voltado para as mulheres. Estamos aqui para auxiliar na prevenção da violência contra a mulher e orientá-las em qualquer tipo de situação, até mesmo encaminhando, se necessário,  para as autoridades e programas de proteção às vítimas”, explicou a coordenadora e psicóloga do CRAM, Camila Grande da Silva.

A população da Palmeirinha sentiu-se acolhida com a presença do Ônibus Lilás no distrito. “É muito importante a equipe estar aqui hoje, porque muitas de nós não podem ir para Guarapuava. Eu vou conversar com a nutricionista e a psicóloga. É muito bom ter esse serviço perto de nós”, comentou uma das mulheres atendidas. E, muitas delas, com uma história de superação para contar. “Já faz um tempinho que eu sou atendida pela Secretaria da Mulher, mas aqui onde moramos fica muito mais prático e eu me sinto bem mais segura. O atendimento é excelente, elas me ajudaram muito na época que eu não sabia para onde correr. Agora estou bem mais tranquila e sei que não preciso fugir porque eu sou amparada por esse serviço”, destacou outra.

Além dos atendimentos dentro do ônibus, profissionais e residentes nas Unidades Básicas de Saúde do município ofereceram orientações sobre saúde da mulher, avaliação nutricional, aferimento de pressão e atividades físicas ao ar livre, como pilates, alongamento e recreação com as crianças. “A atividade física propõe interação social, então é um meio de tirar essas mulheres de casa para conviver com outras mulheres. Além de ser uma grande aliada na questão psicológica, pois ajuda no combate a depressão e ansiedade. E eu não digo necessariamente a atividade física na academia, mas uma caminhada, um alongamento já é de grande valia”, ressaltou a educadora física, Karina Vogel.

Publicado em: 13/09/2019.